1. Qual foi o papel do mordomo durante os tempos bíblicos? O que vem a ser mordomia na era moderna? Crie um “verbete” atualizado para o termo.

2. A mordomia bíblica se refere à gestão de toda a criação de Deus? Como o Salmo 50:10-12 afeta a sua compreensão da mordomia bíblica? Coloque em uma lista as maneiras em que a mordomia faz parte do dia a dia e não apenas as doações financeiras.

3. No que diz respeito aos princípios bíblicos, descreva brevemente o conceito de mordomia com base na lista abaixo. Que exemplo da vida real pode ser aplicado a cada um? Use referências bíblicas para apoiar a sua resposta.

l Mente e Corpo

l Meio Ambiente

l Talento

l Tempo

l Posses

MORDOMIA DE MENTE E CORPO:

4. No voto dos Desbravadores, prometemos ser puros, bondosos e leais. Como é que seguir essa promessa se relaciona com a mordomia da nossa mente? Debata ou escreva suas ideias.

5. Debata como o texto encontrado em 1 Coríntios 6:19-20 se relaciona com a mordomia do seu corpo.

MORDOMIA DO MEIO AMBIENTE:

6. Usando Gênesis 2:15 como referência, escolha da lista abaixo uma maneira que você poderia ajudar a cuidar da terra de Deus.

l Recolher o lixo

l Sempre que possível, usar os pratos comuns em vez de descartáveis

l Reciclar papel, plástico e garrafas

l Utilizar sacolas reutilizáveis

l Utilizar garrafas de água reutilizáveis

l Utilizar canudos de papel, bamboo ou aço inoxidável ao invés dos de plástico

l Desligar as luzes e os eletrodomésticos quando não estiverem em uso

MORDOMIA DE TALENTOS

7. Faça o seguinte:

a. Leia a história bíblica sobre os Talentos (Mateus 25:14-30) ou 1 Coríntios 12.

b. Como Deus recompensa o uso adequado dos talentos? Como podemos ter ciência de que todos nós recebemos talentos/dons? Por que parece que Deus aprecia a variedade de talentos?

c. Liste três talentos ou habilidades que você sente que pode ou quer ter. Esboce símbolos que ilustrem cada talento e como ele pode ser usado para a glória de Deus (Efésios 4:12).

d. Escolha um dos talentos da lista anterior e liste ou esboce três coisas que você quer fazer para ser um bom mordomo e para melhorar esse talento específico.

e. Passe pelo menos quatro horas planejando e executando uma atividade comunitária que utilize seus talentos. Prepare e apresente os resultados de seu projeto a um grupo. O projeto deve ser um benefício ou uma ação social a outras pessoas e também uma nova tarefa não realizada anteriormente.

MORDOMIA DO TEMPO

8. Crie uma lista de seis itens que você faz quase todos os dias. Estime quanto tempo você acredita gastar em cada item e faça uma lista. Então, por cinco dias, calcule quanto tempo você realmente gasta nesses seis itens. Alguns itens que podem ser incluídos:

l Devoções pessoais

(leitura da bíblia e oração)

l Culto familiar (vídeos, jogos, e outros

meios de comunicação que você usa)

l Entretenimento

l Descanso

l Tempo pessoal

l Tempo de estudo dentro

e fora de casa

l Atividades físicas

l Tarefas domésticas

MORDOMIA DE POSSES

9. Descreva brevemente a diferença fundamental entre devolver os dízimos e dar ofertas. Inclua referências bíblicas para apoiar a sua resposta. As referências da Bíblia podem incluir: Gênesis 28:22, Levítico 27:30, Malaquias 3:8, 1 Coríntios 16:2, 2 Coríntios 9:7.

10. Discuta Malaquias 3:10 e complete as seguintes perguntas: a. O que é a casa do tesouro? b. Como funciona a casa do tesouro em relação à igreja em geral?

c. Que bênçãos são prometidas?

11. Entreviste uma pessoa (tesoureiro da igreja, coordenador de mordomia, etc.) da sua igreja que esteja familiarizado com o orçamento dela. Inclua em sua entrevista uma conversa com, pelo menos, os seguintes tópicos:

a. Como o dízimo é separado e utilizado desde a igreja local para a Associação local, União, Divisão e Associação Geral?

b. Quais são algumas das obrigações financeiras que sua igreja deve cumprir?

c. Como são distribuídos os recursos  pessoais em um envelope de dízimo? Prepare e apresente as suas descobertas a um grupo ou aos seus pais. 1. Encontre um versículo da Bíblia que diga quem é o dono de tudo na terra.

2. Descreva um sábio mordomo. 3. Encontre, leia e explique Malaquias 3:8-10. 4. Preencha o seu próprio envelope de dízimo e entregue-o na Igreja, durante o momento das ofertas.

5. Faça e decore um recipiente para guardar o seu:

a. Dinheiro para gastos

b. Poupança

c. Dízimo

6. Faça um cartaz mostrando algumas das coisas para as quais as ofertas da Escola Sabatina são usadas.

7. Ouça a história de uma viúva na Bíblia e sua pequena oferta.

8. Diga como e por que os mordomos sábios cuidarão de seus pertences.

AJUDA

1. Gênesis 1, 2; Salmos 24:1; João 1:1-3. 2. Um mordomo sábio é responsável e  fiel a Deus e aos outros. 1 Coríntios 4:2, 1 Pedro 4:10.

3. A Bíblia diz que devemos dar dízimos e ofertas a Deus como uma resposta de gratidão. Ele promete uma bênção especial para aqueles que são fiéis.

4. Amplie o envelope do dízimo da sua igreja para 20x25cm e ajude as crianças a preenchê-lo enquanto aprendem a dizimar e ofertar honestamente a Jesus.

5. Ajude as crianças a entender o método e propósito de orçamento. Certifique-se de que cada criança possua algum dinheiro para colocar no(s) recipiente(s) que elas decoraram. (As crianças podem dar ofertas do dinheiro da mesada.

6. Use imagens de revistas ou desenhe e colora itens que as ofertas da nossa Escola Sabatina podem comprar (Bíblias, jornais da Escola Sabatinas, feltros e imagens para ilustrar histórias da Bíblia, áreas de reunião da Escola Sabatina, e outros).

7. Leia o livro Conselhos sobre Mordomia de Ellen G. White, páginas 174-176, e em seguida reconte a história da viúva e suas duas moedas em uma linguagem que as crianças consigam entender.

8. Sábios e fiéis mordomos administrarão suas vidas, tempo, talentos e dinheiro que Deus lhes deu. £