A Igreja Adventista do Sétimo Dia Kenya-Re é uma congregação de língua inglesa de Kisumu, Quênia, no território da Associação Central de Nyanza, um dos campos da Associação União do Quênia Ocidental. Ela conta com um quadro regular de 909 membros batizados. Contando com as crianças e os frequentadores não batizados, o total sobe para cerca de 1.400. Para facilitar a administração, os membros são divididos em nove grupos conhecidos como “áreas” (determinados geograficamente), cada um deles tendo um ancião como responsável.

Introdução do Sistema de Gestão Financeira da Igreja

Em novembro de 2019, nossa igreja foi selecionada pela Associação Central de Nyanza para ser uma das igrejas piloto na implantação de uma plataforma digital iniciada pela Divisão Centro-Leste da África para facilitar a devolução de dízimos e ofertas. A plataforma foi chamada de Sistema de Gestão Financeira da Igreja (CFMS, na sigla em inglês). Esse sistema permite que os membros devolvam seus dízimos e deem suas ofertas de maneira fácil e conveniente usando seus telefones celulares, seja por meio de um código USSD ou do aplicativo CFMS, atualmente disponível na Play Store para dispositivos Android. O projeto teve início com uma série de treinamentos sobre o uso do sistema conduzidos pelos departamentos de TI da Associação local, da União e da Divisão, com a participação da tesouraria e do departamento de mordomia da igreja local.

Nossa delegação aderiu totalmente ao sistema, pois desejávamos poder contar com um meio digital para administrar as finanças da nossa igreja. O primeiro passo foi cadastrar todos os membros regulares da igreja e da Escola Sabatina no sistema usando laptops, o que foi feito imediatamente após o treinamento introdutório dado no último trimestre de 2019, o qual continuou até janeiro de 2020. Todos os membros da igreja foram cadastrados. Os treinamentos foram apoiados por uma vigorosa promoção do novo sistema apresentada aos membros da igreja todos os sábados pelo pastor e pelos anciãos da igreja.

Entramos no ar, com sucesso, em 18 de janeiro de 2020, interrompendo completamente o recebimento manual de dízimos e ofertas. Desde então, todas as transações financeiras passaram a ser feitas por meio desse sistema, instalado em laptops. Os membros podem obter seus recibos digitais nos próprios telefones.

Fechamento Repentino dos Cultos Públicos

As notícias sobre o coronavírus estavam se espalhando globalmente, mas em nossa comunidade local, aquilo parecia um problema muito distante que não exigia tanta atenção. Em seguida, porém, o governo queniano anunciou oficialmente medidas rigorosas de saúde pública: suspensão de atividades esportivas, toque de recolher e o fechamento de escolas, igrejas, hotéis e outros locais de reuniões sociais.

Seguindo as diretrizes do governo e da liderança da União e da Associação, anunciamos formalmente o encerramento do culto público presencial no sábado, dia 14 de março de 2020. Aconselhamos nossos membros a continuarem se reunindo em pequenos grupos de menos de dez pessoas em seus vários núcleos de orações, admitindo apenas os residentes da mesma localidade, mesmo que os de fora observassem todos os protocolos de saúde da Covid-19. As famílias de cerca de dez membros da igreja foram aconselhadas a fazerem os cultos separadamente.

Também fomos obrigados a encontrar maneiras simples que nos permitissem alcançar um determinado segmento dos membros da igreja por meio do culto online via Zoom, Facebook Live ou YouTube. Esses cultos ainda continuam, visto que alguns dos membros pertencem a grupos de risco e por isso ainda não têm permissão para se unirem aos cultos presenciais.

Embora os cultos presenciais e as formas tradicionais de devolver o dízimo e dar ofertas tenham sido repentinamente interrompidas, a fidelidade dos membros não foi afetada. A mencionada plataforma digital trouxe para os membros uma maneira muito conveniente de seguirem adorando a Deus com seus recursos na forma de dízimos e ofertas, mesmo que as reuniões presenciais da igreja não fossem mais possíveis.

A CMFS veio para a nossa igreja na hora certa. De março a junho de 2020, quando os locais de culto permaneceram fechados, mais membros começaram a achar conveniente utilizar a plataforma digital, devolvendo o dízimo e dando as ofertas no conforto de suas casas ou em seus locais de trabalho. Na verdade, os três meses em que as igrejas ficaram fechadas correspondem ao período em que registramos as maiores cifras em termos de dízimos e ofertas.

Benefícios do CFMS

O CFMS facilitou a geração de relatórios financeiros, permitindo que a igreja tome decisões que afetem as finanças de maneira adequada. Essa plataforma também torna muito mais fácil recuperar registros antigos para referências. Ele fornece pistas para o trabalho da auditoria, o que facilita a prestação de contas e a transparência financeira.

Os membros podem devolver seus dízimos em qualquer lugar e a qualquer momento, reduzindo assim a tentação de desviar os dízimos e as ofertas ao terem que esperar até o sábado para levá-los à igreja. Por causa da conveniência e da precisão do sistema, o CFMS ajudou nossa igreja a manter e até aumentar as doações durante a pandemia global.

A transferência direta dos fundos arrecadados pela igreja para a Associação foi facilitada. O CFMS também aliviou nossa tesouraria, eliminando grande parte da tediosa papelada e do registro manual. Ao devolverem os seus dízimos e darem suas ofertas, os membros da Igreja recebem confirmações em tempo real em seus telefones celulares, em contraste com a velha maneira de esperar até o próximo sábado para receber seus recibos em envelopes.

Desafios

Alguns membros acharam diferente e um tanto perturbador o rompimento com a maneira tradicional de carregar fisicamente um envelope de ofertas para a igreja. Os membros que relutavam em adotar a forma digital de dar suas ofertas foram aconselhados a separar um tempinho no decorrer da semana para irem à igreja e depositar suas ofertas em caixas estrategicamente posicionadas. No entanto, o número que optou por fazer isso foi significativamente pequeno.

Outros desafios verificados nos estágios iniciais eram de ordem técnica (laptops antigos e escassos) e foram superados. A carga de trabalho também era excessiva, levando-se em consideração o fato de que quase todos os membros da igreja usavam envelopes para devolver o dízimo nos estágios iniciais e continuavam insistindo nos recibos manuais. No entanto, mediante orientações dadas de uma maneira bem coordenada, a cada sábado os membros começaram gradualmente a adotar o sistema online e logo se acostumaram com os recibos digitais que recebiam em seus telefones.

Lições da Igreja Apostólica

A igreja primitiva é um modelo de adoração para os tempos de crise. Impulsionada pelo Espírito Santo, a igreja não apenas sobreviveu, como também prosperou em meio a perseguições, dificuldades econômicas e conflitos doutrinários. Paulo resumiu a vida da igreja apostólica assim: “De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo” (2Co 4:8-10, NVI).

Ao incentivar o espírito de benevolência dos coríntios, Paulo escreveu:

Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia. No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade. Pois dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam. Por iniciativa própria eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos. E não somente fizeram o que esperávamos, mas entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor e, depois, a nós, pela vontade de Deus (2Co 8:1-5, NVI).

A aflição severa e a pobreza não diminuíram o espírito de comunhão e as doações na igreja primitiva, nem deveria fazê-lo na igreja remanescente. A igreja moderna pode tirar lições valiosas da igreja apostólica acerca da resiliência e da fidelidade para a nossa adoração nestes tempos de Covid-19. A tecnologia moderna fornece uma plataforma adequada que a igreja pode usar para completar a corrida e manter a fé na mordomia durante esses tempos difíceis.

Este é o momento certo para reivindicar as palavras do hino “Minha Fé bem Segura Está”:

Sim, minha fé bem segura está;

Firme em Jesus continuará;

Confiado em Cristo, em Seu amor,

Hei de triunfar sobre o tentador.


Erick Were

Erick Were é ministro ordenado da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Ele tem mestrado em Estudos Bíblicos e Teológicos com ênfase em Teologia Sistemática pela Universidade Adventista da África. Erick é casado com Faith Anne. O casal tem duas filhas, Levona Gabriella e Shekinah Gamliela, e um filho, Sukkot Gamaliel.