“Quem tem ouvidos, compreenda o que o Espírito declara às igrejas” (Ap 2:7, KJA).

Os decifradores de códigos e os que falam em código contribuíram enormemente para as vitórias durante a Segunda Guerra Mundial. Na Europa, a captura de uma máquina de codificação de criptografia militar alemã ajudou as forças aliadas a interceptar os planos dos militares alemães e a se prepararem para contra-atacar. A descoberta de um livro de códigos japonês no Pacífico ajudou as forças aliadas a saberem o que o Japão estava planejando, e a estar preparados para neutralizar o ataque. A vitória na ilha de Iwo Jima é atribuída àqueles que falam a língua navajo e que desenvolveram o Código Navajo.

Nas Escrituras, temos o exemplo de Eliseu, aquele que fala o código e o informa ao rei israelita quando e onde o rei sírio iria atacar. À medida que nos aproximamos do fim da história desta terra, Jesus revelou nos livros de Daniel e Apocalipse como o inimigo enganaria os que buscam ser seguidores de Cristo.

Uma decifradora contemporânea de códigos, Ellen White, também escreveu sobre as advertências que recebeu para os seguidores de Cristo que vivem nos últimos dias. Ela disse que Satanás atacará os que confiam em Jesus e buscam obedecer “aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus” (Ap 14:12). “Os seguidores de Cristo pouco sabem das tramas que Satanás e suas hostes contra eles estão formando” (O Grande Conflito, p. 528).

As estratégias gerais de Satanás são manter as pessoas na escuridão, na indiferença, no descuido, na indolência, no apetite desenfreado, na autogratificação, na negação da divindade de Jesus e na crença de que o pecado e Satanás não existem. A maioria dos cristãos pouco seria afetada por esses ataques, e então ele planejou meios para atacá-los especificamente: abandono da oração e do estudo das Escrituras. Esse é o seu enfoque principal que resultará no cepticismo, em doutrinas errôneas, conflito, relativismo pós-moderno (não a verdade absoluta) e autoridade absoluta da ciência.

Ellen White descreve uma visão em Conselhos Sobre Mordomia, página 97, onde lhe foi mostrado Satanás em uma séria consulta com seus anjos. Ele identifica claramente como seu alvo os que buscam o segundo advento de Cristo e se esforçam para guardar os mandamentos de Deus. Esse grupo de pessoas também está buscando apresentar a um mundo escuro a luz da verdade contida na lei de Deus e que aponta para o verdadeiro sábado, para a ministração de Cristo no santuário celestial e para a advertência ao mundo de que a última obra para a salvação da humanidade está agora avançando. Que outra organização na terra há para esse propósito?

Então Ellen White revela o melhor método de Satanás para destruir a fé desse grupo de crentes. Sua estratégia principal é manter-lhes a mente na escuridão: distrair esses missionários com terras, dinheiro, atrações mundanas, tesouros e afeições que valorizam as coisas desta terra acima do reino de Deus. Todos os detalhes desse ataque dirigido são de natureza financeira.

Por que Satanás se concentra no aspecto financeiro? Ele quer que seus anjos procurem manter todo o dinheiro sob seu controle e longe da Igreja Adventista do Sétimo Diaincentivando o egoísmo. Ele está muito ciente de que, se a igreja obtiver dinheiro, ele será usado para infligir danos a seu reino de incredulidade. Quanto mais dinheiro Satanás controlar, menos danos a igreja fará ao seu reino das trevas. A mensageira do Senhor decifrou o código do inimigo. Como estamos respondendo a essa informação?

A Oferta Planejada é como os “programadores do código” se comunicaram e proporcionaram informação estratégica e oportuna para que os ataques do inimigo fossem neutralizados e as vitórias fossem possíveis. A missão da Oferta Planejada e dos Serviços Fiduciáriosé incentivar cada seguidor fiel de Jesus Cristo a fazer um plano efetivo para proteger todo o dinheiro de Deus para que não caia sob o controle de Satanás. Deus espera que cada cristão tenha um plano para satisfazer as necessidades de sua família e para avançar na visão de alcançar o mundo para Jesus.

Jesus ganhou a guerra quando na cruz disse: “Está consumado”. Satanás continua travando batalhas pela mente e pelos recursos de cada ser humano na terra. Faça planos para sempre ser fiel a Deus, até que a bandeira da vitória seja finalmente erguida.

Citação pessoal: Distrair esses missionários com terras, dinheiro, atrações mundanas, tesouros e afeições que valorizam as coisas desta Terra mais do que o reino de Deus.

 

 

Dennis Carlson

Dennis R. Carlson é o diretor de Planned Giving & Trust Services na Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia, Silver Spring, Maryland.