Se você foi criado em Monterrey, no México, como eufui, você se preocupava muito com futebol. E se você se preocupava com futebol e morava em Monterrey, então você apoiava um dos dois times: CF Monterrey ou Clube Tigre — mas não ambos. Embora ambos fossem times locais, um fã que não pudesse decidir não era um fã de modo algum aos olhos da maioria das pessoas, mas um pseudo fã. Eu tomei minha decisão pelo CF Monterrey em 1990, quando tinha 13 anos de idade. Meu primo adulto mais velho, Poncho, me convidou para um jogo entre CF Monterrey e os Milionários da Colômbia. Um de seus amigos havia desistido no último minuto e era uma oferta que eu não podia recusar. Quando chegou o dia do jogo, Poncho e seus amigos chegaram numa caminhonete pick up totalmente decorada com motivos do CF Monterrey, tanto aspessoas como o carro.

Uma vez dentro do estádio, o jogo começou. Nós batemospalmas, gritamos, cantamos e até cumprimentamos pessoas que não conhecíamos e que provavelmente nunca mais as veremos novamente. Naquele momento, quando nos alegrávamos com avitória do Monterrey por dois gols, nós éramos uma família. Naquela noite eu me tornei um autoproclamado fanático pelo CF Monterrey. Desde aquele ano o CF Monterrey me tem trazido tanto alegrias quanto tristezas. Mas minha lealdade nunca vacilou, e até hoje eu uso a camisa do CF Monterrey com orgulho.

Se você quer se relacionar instantaneamente comigo, pergunte- me sobre meu time de futebol favorito.

A Adoração de um Verdadeiro Discípulo

Neste ponto você pode estar pensando: “Bela história, Tony! Mas o que tem a ver com Discipulado e Mordomia? Bem, discipulado e mordomia – ambos aspectos da adoração cristã – é muito mais parecido com futebol do que você possa imaginar. Em Monterrey, nós não amamos apenas futebol. Nós amamos um dos dois times locais de futebol, mas não ambos. O mesmo é verdade para os cristãos com respeito a Cristo e o mundo. Deus não quer pseudo discípulos mais do que os clubes de futebol de Monterrey querem pseudo fãs. Deus quer discípulos que sejam invariavelmente leais a ele, e a bíblia torna claro que os discípulos de Deus são distinguidos pela sua adoração.

Qual é a natureza da adoração que distingue um verdadeiro discípulo de um pseudo discípulo? Primeiro, os verdadeiros adoradores de Deus nada deixam para trás. Eles não compartilham sua adoração com alguma outra coisa que não seja Deus, assim como o verdadeiro fã dos times de futebol locais de Monterrey também não torcem para outro time. Segundo, o verdadeiro adorador de Deus adora a Deus com ações que tornam sua lealdade óbvia a um mundo expectante. Assim como os verdadeiros fãs do CF Monterrey usam as cores do time e enfeitam os veículos com motivos do time, os adoradores cristãos tornam sua lealdade óbvia todas as vezes que eles interagem com outras pessoas na fala ou na ação e talvez mais importante, em como eles dispõem de seus bens no mundo.

Uma das coisas mais importantes que distinguem os verdadeiros discípulos do pseudo discípulo é o reconhecimento que tudo que possuem vem de Deus, e também sua disposição de pôr tudo completamente à disposição de Deus. No Velho Testamento essa disposição era expressa através do sacrifício. Adoração pelo sacrifício vinha primeiro, não no fim, como nós vemos em Gênesis 8:20. A primeira coisa que Noé fez quando ele saiu da Arca foi construir um altar ao Senhor e, tomando alguns dos animais limpos e aves limpas, ele sacrificou como uma oferta queimada sobre o altar. Tais atos de sacrifício eram adoração para os crentes do Velho Testamento, como se vê em Gênesis 22:5 (NVI), onde Abraão diz a seus servos “Fiquem aqui com o jumento enquanto Eu e o menino vamos mais além. Nós adoraremos e depois voltaremos até vocês.

Exclusividade de Adoração

Assim nós vemos a partir destes exemplos que a adoração não era uma ideia, ou mesmo um sentimento, mas antes uma ação – uma ação que salta do reconhecimento do adorador da glória de Deus, da dependência absoluta e devedora do adorador a Ele. Outra coisa importante a notar sobre a verdadeira adoração do verdadeiro Deus é que ela é radicalmente exclusiva. “O Criador do Universo é o verdadeiro Deus e o único objeto de adoração. Nenhum homem, nenhum anjo é digno de adoração.Esta é prerrogativa unicamente de Deus. A criação é um dos aspectos distintivos do verdadeiro Deus em contraste com falsas divindades (Jer. 10:11, 12)1.

Somente Deus merece nossa adoração. Nossa adoração não tem valor se for compartilhada com alguém ou com alguma coisa mais.

A totalidade da Adoração

A natureza absoluta e total da verdadeira adoração é vista nos sacrifícios feitos pelos crentes do Velho Testamento. Quando apresentavam sacrifícios a Deus durante os tempos do Velho Testamento, a pessoa deitava totalmente a oferta sobre o altar, simbolizando a entrega de sua vida a Deus. O Apóstolo Paulo explica a relevância disso para os crentes do Novo Testamento: “Portanto, irmãos, rogo pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês” (Rom. 12:1 NIV).1

O que o apóstolo está dizendo é, se nós não temos entregado nossa vida como um todo (sendo mais claros, incluindo tudo que Deus nos tem dado: tempo, talento, tesouro) não temos realmente adorado – mesmo que passemos pelos rituais de frequência à igreja e a aparência da vida cristã. Deus diz que ele quer que apresentemos nossa vida diante dele. Ele chama a isso de nosso culto adequado e verdadeiro. Nós vemos que a verdadeira adoração não é apenas assunto de lealdade, mas primeiro e acima de tudo, um assunto do coração.

Onde estiver nosso tesouro 

Como eu visito mais de 170 igrejas e grupos na Associação de Potomac e incentivo nossos membros a entregar seus corações a Jesus, eu tenho tomado consciência de que a doação de dízimos e ofertas é talvez o momento mais revelador e polarizador no serviço do sábado. Eu vejo várias reações, indo de alegria e ansiedade a turbulência interior e evasão. Algumas pessoas parecem que se lembram da necessidade de adequada hidratação e correm para o bebedouro. Outros lembram-se do texto ou do telefonema urgente ao qual devem responder naquele exato momento.

Nada revela a verdadeira natureza do nosso relacionamento com Deus mais do que o que fazemos com nosso dinheiro. Em sentido muito real, nosso dinheiro é a nossa vida. Pense nisso: pelo menos um terço do nosso tempo é gasto adquirindo-o, um terço realmente de nossa vida. Nosso trabalho, mesmo que nem sempre possa parecer significante, faz uso dos nossos talentos dados por Deus para ganhar aquele dinheiro. Nós usamos a força física e a energia que temos recebido de Deus para pôr nosso tempo e nossos talentos em uso. Finalmente, como diz o velho provérbio, “Você tem que gastar dinheiro pra ganhar dinheiro”. Quanto você gasta no transporte indo e vindo do trabalho, por exemplo? Em Mateus 6:21, Jesus diz

“Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”. Alguém poderia facilmente dizer “Onde está o seu tesouro, aí estará sua vida também”.

Escolha um Time!

Ellen White afirma, “Há apenas dois lugares no Universo onde poderemos colocar nossos tesouros - no celeiro de Deus ou no de Satanás; e tudo o que não é dedicado ao serviço de Deus é contado do lado de Satanás, e vai fortalecer sua causa. Determinou o Senhor que os meios a nós confiados sejam usados na edificação de Seu reino. Seus dons são confiados aos Seus mordomos para que com eles negociem cuidadosamente, e Lhe devolvam os rendimentos na salvação de almas. Tais almas, por seu turno, se tornarão mordomos de confiança, cooperando com Cristo para promover os interesses da causa de Deus)2

Existem dois campos (ou times se você preferir) solicitando a entrega da vida. De um lado, Deus, o Criador e Redentor, do outro, o mundo, a carne, e o diabo. Quando devolvemos nossos dízimos e ofertas estamos dizendo a Deus, “Eu confio e Te obedeço com a minha vida”, e estamos nos entregando a ele como o verdadeiro e único objeto de adoração.

Então, onde está sua vida? Ao que ou a quem você está entregando-a? Você está tentando apoiar dois times? Você é um pseudo fã? Ou está o selo de Deus impresso em tudo que você é e em tudo que você possui, como (por exemplo) as cores do CF Monterrey nas roupas e nos veículos dos fãs verdadeiramente dedicados? Se você ainda está tentando decidir, Deus está chamando você para entregar tudo que você é e tem a ele. Confia nele. Ele vai fazer mais e melhor.

Você pode querer fazer isso e pode estar imaginando qual é o primeiro passo. Tente devolver com alegria dízimos e ofertas fieis! Como disse Deus em Malaquias 3:10, “Ponham-me à prova”, diz o SENHOR dos Exércitos, e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las”.

1 Comentário Bíblico, vol. 7, p. 828.

Tony Reyes

Tony Reyes tem trabalhado durante os últimos 11 anos junto com membros da igreja e com administradores em vários aspectos da Mordomia. Atualmente ele serve como diretor de Mordomia na Associação de Potomac.