Diminuição na renda, mudanças nas rotinas da adoração congregacional e aumento das incertezas da vida são alguns dos fatores que atualmente influenciam as doações. Nesse contexto, como é possível aumentar o nível de generosidade? Livros, artigos e outras fontes de informação não previram esses acontecimentos. Pouco se sabe sobre a abordagem apropriada para educar os membros da igreja a doar durante uma crise global duradoura como a que estamos testemunhando. Esta edição de Mordomo Dinâmico visa humildemente preencher essa lacuna, compartilhando histórias de pastores, oficiais da igreja e diretores de mordomia de diferentes lugares.

A maioria dos artigos são reflexões sobre experiências reais que nos conduzem de volta às Escrituras. Você ouvirá Samuel Ravonjiarivelo, pastor no norte da França, compartilhando sua confiança na providência divina para sua igreja. Erick Were, do Quênia, associa o incrível aumento dos dízimos e ofertas observado durante a crise a diferentes maneiras de doar. Nossos colegas da Tasmânia ainda estão surpresos com o aumento de 45,25% nas ofertas em relação ao ano anterior. O tesoureiro da missão de Fiji considera um divisor de águas a possibilidade de transmitir os cultos em várias plataformas digitais. Marcos Bomfim, nosso diretor mundial de Mordomia, nos apresenta a Promessa(doações de ofertas regulares e sistemáticas), uma prática que, com certeza, fará uma diferença. E certamente poderemos aprender com os apelos de Paulo para doar durante uma crise global.

Nossos diversos colaboradores não têm a pretensão de ter a estratégia certa; seus escritos tampouco têm a intenção de ser prescritivos. Estamos todos em uma jornada de aprendizado com esta crise, e eles estão simplesmente compartilhando suas percepções sobre as ações do Espírito Santo na igreja de Deus, hoje.

Ao ler estes artigos, você certamente encontrará algumas boas ideias que poderão ser aplicadas no seu distrito, provavelmente com algumas variações. Pode ser que haja algo nesse material que poderá levá-lo a uma melhor compreensão da sua própria realidade – as experiências dos outros são espelhos poderosos! No entanto, nossa principal intenção ao disponibilizar essas histórias é motivar todos nós a refletir sobre as nossas próprias experiências em relação ao aumento nas doações durante esta época tão singular: “Não aprendemos com a experiência; [...] aprendemos refletindo sobre a experiência” (John Dewey).

O profeta Jeremias exorta o povo de Deus a se envolver no exercício de refletir sobre o que estamos praticando. Lamentações 3:40 diz: “Examinemos bem os nossos caminhos”. É necessário que avaliemos com precisão o progresso que temos feito. Tempo, energia, coragem e humildade são elementos necessários para podermos examinar como estamos agindo. De que forma os membros da nossa igreja estão sendo afetados pela crise? De que maneiras estamos tratando de incentivar as doações? Qual tem sido o resultado até agora? Estamos em uma posição mais forte ou mais fraca para compartilhar as três mensagens angélicas? Suas reflexões complementarão estas leituras, as quais certamente trarão algumas melhorias na maneira como estamos realizando o ministério e fazendo discípulos em tempos difíceis.

A equipe do Mordomo Dinâmico ficará muito feliz em ouvir e compartilhar suas reflexões sobre como aumentar a generosidade para com os outros. “Sem diretrizes a nação cai; o que a salva é ter muitos conselheiros” (Pv 11:14, NVI).