A Experiência da Igreja Adventista do Sétimo Dia Triadelphia

EXPRESSANDO GRATIDÃO E SENSO COMUNITÁRIO

Ao refletirmos sobre nossa experiência coletiva durante a pandemia, acredito que podemos dizer que a maioria de nós nunca poderia imaginar que a nossa experiência de isolamento social inicialmente prevista para duas semanas duraria 15 meses. O inimaginável se desenrolou diante dos nossos olhos, e hoje nos deparamos com uma nova realidade. Ainda me lembro da minha surpresa com a possibilidade de fechar as portas da nossa igreja por duas semanas apenas, antes de comemorarmos o nosso 50º ano de serviços à comunidade. Depois que o governador de Maryland emitiu um mandato executivo estabelecendo limites àstff reuniões, o nosso primeiro culto de sábado pareceu assustador, pois marcou minha primeira experiência de pregar para bancos vazios e uma câmera.

Considerando a maneira como enfrentamos a difícil tarefa de manter os cultos online ao mesmo tempo em que desenvolvíamos um protocolo para a igreja funcionar ao ar livre – tudo no espaço de semanas –, posso afirmar que Deus sustentou os nossos débeis esforços. Sua fidelidade nos permitiu realizar os cultos ao ar livre, tudo em conformidade com as diretrizes de segurança estaduais e municipais, mesmo no auge da pandemia.

Ao longo dessa experiência, Deus tocou o coração e a mente dos nossos membros, e a Igreja Adventista do Sétimo Dia Triadelphia continuou a doar. Estou convencido de que a fidelidade aos princípios da mordomia ajudou a fortalecer a família da igreja durante essa crise sanitária.

Antes de compartilharmos alguns conceitos básicos que, segundo acredito, estimulam a doação fiel, é fundamental enfatizar que a mordomia e a generosidade começam com o sentimento de gratidão e de comunidade que se verifica entre os membros da nossa igreja. A gratidão individual leva ao desejo de mostrar apreço e retribuir atos de bondade. Fomos abençoados por membros que experimentaram um sincero carinho por sua igreja local e reconheceram o valor da comunidade cristã. Tendo a gratidão e o senso comunitário como base, as seguintes práticas serviram para motivar doações sustentáveis:

  1. Propósito. As diretrizes estaduais limitaram as reuniões presenciais a apenas dez pessoas durante os primeiros três meses de isolamento social. Ficou imediatamente claro que era fundamental promover um sentido de significado e propósito em uma época de isolamento e incerteza. Os adventistas do sétimo dia são abençoados com um propósito inerente: a pregação do evangelho. O significado é encontrado no cumprimento da nossa abençoada missão.
  2. Percebemos que o isolamento físico atrapalharia os nossos esforços, mas manter uma conexão virtual os facilitaria. Nossa equipe de audiovisual ajudou a criar um culto online completo, incluindo um programa de Escola Sabatina de 45 minutos que incluía um vibrante estudo da lição, vídeos sobre a missão global e a mensagem semanal do Pastor Ted Wilson para a igreja mundial. Os membros compareceram com entusiasmo aos cultos virtuais da igreja e até convidaram seus amigos.
  3. Não demorou para que pessoas de todo o mundo se juntassem a nós. Durante os cultos virtuais, um ancião da igreja gravava e, depois, compartilhava vídeos curtos, feitos dentro das práticas de distanciamento sociais. Os vídeos trouxeram uma sensação de normalidade, pois podíamos ver nossos amigos e ouvi-los ao nos cumprimentarem. Logo, os membros passaram a gravar histórias infantis ao ar livre, as quais acabaram sendo incorporadas ao culto de adoração virtual. Membros com talento musical se ofereceram para gravar músicas especiais e, por meio de significativos trabalhos de edição, passamos a desfrutar de um coral e de conjuntos virtuais.
  4. O apoio aos nossos filhos em sua caminhada cristã tornou-se primordial. Nossa equipe de ministério infantil desenvolveu um programa completo de Escola Sabatina via Zoom. Não apenas os membros da igreja local estavam envolvidos, como também recebemos visitantes de fora do estado. Os Desbravadores e Aventureiros continuaram seus programas semanais via Zoom. Mais tarde, mantendo o distanciamento social, eles realizaram atividades presenciais ao ar livre, mesmo durante o inverno.
  5. Uma das funções da família da igreja é animarmos uns aos outros. Com esse objetivo, estabelecemos grupos de oração quinzenais por telefone e por Zoom. Tanto a missão local quanto a global foram acolhidas. Em 2020, realizamos duas reuniões evangelísticas online, apoiamos a Rádio Adventista Mundial e oferecemos estudos bíblicos complementares virtuais. Após a apresentação do o Informativo Mundial das Missões, incluímos um segmento destacando os esforços locais para compartilhar o evangelho em nossa comunidade. A missão, o significado e o propósito de nosso ministério local se tornaram uma fonte de encorajamento e nos ajudaram a encontrar oportunidades de servir.
  6. Comunicação. É impossível enfatizar o suficiente que a comunicação flui nos dois sentidos. Os anciãos e os membros da comissão da igreja priorizaram a comunicação clara mediante reuniões virtuais regulares e compartilhamento imediato de informações. Os anciãos faziam ligações semanais para todos os membros da igreja, não apenas para os que moram sozinhos. O foco era garantir que todos os que precisassem de apoio ou simplesmente de uma conversa amigável pudessem encontrá-los. O feedback dos membros não era apenas aceito, como também requisitado, e muitas das suas recomendações para as atividades semanais eram incorporadas.
  7. Formamos uma comissão de reabertura semanas após a implementação das restrições iniciais. A comissão buscou opções para conduzir os cultos presenciais da igreja sem deixar de cumprir as diretrizes do estado e do município. No primeiro sábado de julho, começamos os cultos ao ar livre em nossa “Capela do Bosque”. Outras oportunidades de reuniões pessoais foram surgindo à medida que as restrições eram relaxadas.
  8. Por tudo isso, a comunicação foi fundamental. Quando todos estão cientes de um plano, cada um pode se concentrar em executá-lo. Um boletim informativo semanal por e-mail para compartilhar atualizações, links de reuniões virtuais e um boletim das atividades sabáticas foram contribuições muito bem recebidas nos e-mails de cada membro da igreja. O boletim mensal se tornou destaque ao introduzir histórias, entrevistas com membros e até mesmo uma seção sobre a história da igreja de Triadelphia. Além disso, foi criado um grupo no WhatsApp, “Triadelphia Connected”, onde todos os membros eram convidados a postar pedidos de oração, fotos, louvores e motivos de alegrias do dia a dia. Isso nos permitiu fazer companhia um ao outro, sendo constantemente lembrados de que, embora separados, não estávamos sozinhos.
  9. Boa Mordomia: A Bíblia descreve os princípios para que doemos generosamente. Ela também delineia princípios para gastarmos nossos recursos com sabedoria. A pandemia trouxe muita incerteza financeira e salientou a necessidade de uma administração cuidadosa e contínua, bem como de uma discussão aberta sobre as prioridades de gastos. A comissão de finanças analisou cuidadosamente as questões financeiras e apresentou recomendações para o uso responsável das finanças da igreja.

As reuniões mensais foram bem frequentadas, havendo animadas discussões sobre a melhor maneira de apoiar tanto o ministério local como o mundial. A boa administração equivale ao uso criterioso dos fundos disponíveis, o que, em última análise, gera confiança nos membros da igreja. Essa confiança resultou não apenas em um aumento no dízimo e nas ofertas, como também num aumento no envolvimento de toda a igreja em vários ministérios e projetos.

Você sabe o que traz significado e propósito para sua vida? Se não sabe, não poderá se comunicar. Sem uma comunicação aberta e transparente, os que estão ao seu redor não compartilharão da missão nem a custearão. Quando criança, aprendi rapidamente que antes que meus pais concordassem com qualquer um dos meus pedidos de dinheiro, era necessário apresentar-lhes um plano claro para o seu uso. Apesar do seu amor e apoio, eles não estavam dispostos a dar, a menos que entendessem como os seus limitados recursos seriam investidos. Nossos membros desejam apoiar empreendimentos locais e globais. Os planos que são comunicados de forma adequada e oportuna irão incentivá-los a se envolver por meio de suas finanças, dedicação de tempo e uso de seus talentos.

Considerações finais: Propósito, comunicação e boa administração exigem colaboração. O princípio bíblico do trabalho em equipe reconhece a liderança de Deus e a nossa dependência Dele. A equipe que pede a Sua orientação inevitavelmente ficará mais forte porque somos levados a nos aproximarmos Dele. O trabalho em equipe que a Bíblia apresenta nos permite encontrar oportunidades de servir uns aos outros e de buscar um propósito maior. O oposto do trabalho em equipe não é individualidade, mas competição. Um sentido de unidade e propósito não poderá ser desenvolvido enquanto houver um espírito de rivalidade entre os membros ou os ministérios. A família da igreja que busca orar, trabalhar e se recrear juntos, virtual ou presencialmente, desenvolverá maturidade espiritual e financeira. Hebreus 10:24, 25 nos inspira com as seguintes palavras: “Cuidemos também de nos animar uns aos outros no amor e na prática de boas obras. Não deixemos de nos congregar, como é costume de alguns. Pelo contrário, façamos admoestações, ainda mais agora que vocês veem que o Dia se aproxima”.



Samuel L. Nunez

Samuel L. Nunez é pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia Triadelphia, Clarksville, Maryland, Estados Unidos. Ele gosta de ler, de aprender idiomas e de estar com a família.