A mordomia bíblica está baseada na ideia de que Deus criou os seres humanos e os convidou para supervisionar Sua criação e administrar Seus recursos. Isso implica que a mordomia é atribuída aos humanos por Deus como um estilo de vida integral e abrangente. Além disso, nos leva a entender quem é Deus, o que Ele fez, quem somos e como devemos viver. Descobriremos alguns conceitos bíblicos que delineiam o estilo de vida fundamental de um mordomo cristão.

1. Que importantes verdades o conceito de Deus como criador nos ensina? Ler Gn 1:1; Sl 24:1, 2; Ap 4:11.

a) Esse conceito bíblico mostra que Deus é o Criador único e incomparável. Devemos, portanto, adorá-Lo, honrá-Lo e obedecê-Lo. Devemos colocá-Lo em primeiro lugar em nossas vidas e prestar lealdade a Ele em primeiro lugar.

b) Esse conceito também mostra que Deus é soberano, o que significa que Ele é o Governante Supremo, Todo-Poderoso e Autossuficiente.

c) Esse conceito nos lembra que Deus é dono de todas as coisas, diferentemente dos seres humanos, que têm limites ao administrar seus recursos, sejam eles tangíveis ou intangíveis.

2. O que a Bíblia nos diz acerca de como Deus criou os seres humanos à Sua imagem e semelhança? Ler Gn 1:26, 27, 51; Gn 2; Cl 1:15; Hb 13.

a) Esse conceito mostra que Deus criou os humanos para representá-Lo. No entanto, eles não viveram de acordo com essa expectativa. Em vez disso, se rebelaram contra Deus ( Gn 3:1-9; Rm 3:23).

b) Esse conceito também mostra que a imagem divina perdida pelos seres humanos pode ser restaurada por meio de Jesus, o Filho de Deus, que se fez homem (Gl 4:4). Jesus é a única imagem perfeita do Deus invisível! Ele é o esplendor da glória de Deus, a expressão da natureza divina e o modelo para os seres humanos que desejam conhecê-Lo (Cl 1:15; Hb 13).

3. Os seres humanos foram criados para ter um relacionamento pessoal e íntimo com Deus. Ler Dt 6:5; 10:12; Mt 22:37, 38).

a) Este conceito nos lembra que Deus queria ter um relacionamento pessoal e íntimo com os seres humanos. Por isso, Ele formou humanos com Suas mãos e soprou vida em suas narinas. O propósito de Deus era um relacionamento longo e duradouro, mas isso foi interrompido pelo pecado. A rebelião da humanidade levou à separação de Deus (Is 59:2). No entanto, por meio de Cristo (o homem-Deus) e Sua encarnação, os humanos podem ser reconciliados com seu Criador.

b) Este conceito também nos lembra que Deus está interessado neste mundo; daí o Seu plano para resgatar a humanidade. Devemos buscar a Deus de maneira íntima e pessoal e representá-Lo diariamente. Pessoas de todas as idades podem se comunicar com Deus através do estudo diário da Bíblia, oração, louvor e adoração.

4. Quais são as implicações da declaração “Deus criou o homem para governar Sua criação de acordo com Suas diretrizes”? Ler Gn 1:26-29; Sl 83:8; Fp 2:5-11).

a) Esse conceito nos lembra que, por Deus ter dotado os seres humanos com autoridade sobre os seres inferiores e o resto da criação, os humanos deveriam representá-Lo administrando os assuntos de Deus na Terra. Depois do pecado, os seres humanos recuperaram sua posição de honra e confiança por meio da morte e ressurreição de Cristo. Em Cristo, os humanos podem mais uma vez viver como instrumentos de Deus, administrando Seus assuntos, governando os recursos de Deus em parceria com Ele e dando o primeiro lugar a Cristo como Dono e Senhor.

b) Esse conceito nos lembra que há limites ao nosso direito de controlar e usar o que é de propriedade de Deus (Gn 2:15-17; 1Co 4:7). Como mordomos, somos responsabilizados pela administração das coisas de Deus, o único Dono de tudo o que foi criado (Rm 14:12; Lc 16:2). Em resumo, os seres humanos foram criados para adorar a Deus e ser Seus mordomos leais e totalmente comprometidos com Sua vontade.

5. Qual é o significado do fato de os seres humanos terem sido criados para interagir em condições de igualdade uns com os outros em seus relacionamentos? Ler Gn 2:18-24; Jo 13:34; Rm 12:10, 16.

a) Esse conceito nos lembra que Deus criou a todos para que fizessem parte da raça humana em seu aspecto mais abrangente. A Bíblia mostra que os seres humanos se complementam entre si e são completos em Cristo. O pecado, por outro lado, separou e prejudicou esse relacionamento, resultando em uma vida de egoísmo e tornando o mundo um lugar difícil de se viver.

b) Esse conceito também nos lembra que, através da igreja – o corpo de Cristo –, Deus restaura os seres humanos, convidando-os assim para uma vida de discipulado. Devemos depender Dele e prestar contas a Ele e uns aos outros. Essa conexão permite que a igreja funcione como um corpo unido crescendo à imagem de Jesus Cristo.

O que concluímos deste breve estudo é que a mordomia bíblica dá sentido à existência humana ao oferecer um relacionamento pessoal com Deus, o Criador e dono de tudo.

Aceitar quem é Deus e a maneira como fomos criados por Ele nos proporciona o verdadeiro conhecimento da nossa origem, propósito e vida futura. A mensagem bíblica da mordomia fornece a base para uma existência significativa.

Duas perguntas importantes a serem respondidas são:

1. Você aceita o fato de que Deus, por meio de Cristo como Criador, tem direitos sobre todos os aspectos da sua vida?

2. Você está disposto a se tornar um discípulo de Cristo, incorporando Seus ensinamentos em todas as áreas de sua vida?

Para mais estudo e confirmação, ler 2Co 5:17 e Gl 2:20. ≤


Roberto Herrera

Roberto Herrera, é diretor do Departamento de Mordomia da Divisão Interamericana dos Adventistas do Sétimo Dia.