“Assim diz Ciro, rei da Pérsia: “O SENHOR, o Deus dos céus, deu-me todos os reinos da terra e designou-me para construir um templo para ele em Jerusalém de Judá” (ESDRAS 1:2, NVI). “Visto que a bondosa mão de Deus estava sobre mim, o rei atendeu os meus pedidos” (Neemias 2:8b, NVI). meus pedidos” (Neemias 2:8b, NVI).

IGREJAS GENEROSAS INCLUEM PESSOAS DE FORA DAS PAREDES DA IGREJA

A coluna de veículos militares do general virou no terreno da escola adventista do sétimo dia e parou do lado de fora da janela do escritório do diretor. Thura*, o diretor, viu o comboio chegar. Ele tinha ouvido que outra igreja na área havia perdido propriedades na semana anterior para que o general pudesse construir um templo budista. Seguindo o exemplo de Neemias, Thura levantou seu coração em oração silenciosa pedindo a orientação de Deus.

Thura lembrou que muitos anos antes, a escola estava em outro local, que havia sido tomada pelo governo. Disseram aos adventistas que saíssem. Desde então a escola se mudou para esse novo local e construiu outra instalação. Thura não queria perder esta escola. Thura voltou à realidade quando um professor veio ao seu escritório e informou-o de que o general estava pedindo para falar com o diretor da escola. Ainda orando para que Deus lhe desse sabedoria, Thura, tremendo em seu coração e nas pernas, foi se encontrar com o general. O general pediu para fazer um tour pelas dependências da escola.

Depois de completar o tour, o general perguntou se havia alguma necessidade urgente que a escola tinha. Thura novamente sussurrou uma oração a Deus pelas palavras certas a dizer. Depois de ouvir a lista de vários projetos e que a escola estava buscando fundos para começar, o general foi até o seu veículo e trouxe de volta $1.000 e deu a Thura para usar no projeto mais urgente - um poço para abastecer a escola com água. Thura estava louvando a Deus por Suas bênçãos, mas imaginando o que levou o general a dar esse dinheiro para a escola adventista. Quando o general se virou para sair, ele disse a Thura que seu guarda-costas favorito tinha frequentado aquela escola até o décimo ano e ele queria fazer algo para honrá-lo. Deus trabalha no coração dos líderes públicos para beneficiar sua causa na terra.

Reis Gentios Pagãos

Três reis gentios pagãos ordenaram e financiaram a reconstrução do templo em Jerusalém. “Eles completaram o templo como haviam sido ordenados pelo Deus de Israel e por Ciro, Dario e Artaxerxes, imperadores da Pérsia ”(Esdras 6:14). À primeira vista, os reis pareciam desempenhar um papel passivo, concedendo permissão para os judeus retornarem a Jerusalém e reconstruir o templo. Mas os reis também disponibilizaram ativamente os recursos necessários para os judeus. “As despesas desses homens serão integralmente pagas pela tesouraria do rei, do tributo recebido do território a oeste do Eufrates, para que a obra não pare” (Esdras 6: 8 NVI).

Neemias também experimentou a operação de Deus no coração do rei Artaxerxes para responder à sua oração e jejum pela miserável condição dos judeus que haviam retornado a Jerusalém. Enquanto Neemias jejuava e orava, Deus estava preparando o coração do rei estar a fim de estar disposto a conceder seus pedidos. Permitir que Neemias fosse a Jerusalém foi um presente do rei. O projeto de reconstrução do muro vinha definhando há muitos anos, com pouco progresso sendo feito. As diretrizes do rei gentio pagão e os recursos permitiram que o muro ao redor da cidade de Jerusalém fosse reconstruído em menos de três meses.

Doações Planejadas e Profecia Bíblica

Todos os presentes que os reis gentios deram aos judeus cumpriram várias profecias bíblicas. Ciro, o primeiro rei a dar a ordem, cumpriu duas profecias bíblicas: o fim dos 70 anos de cativeiro (Jer. 25:11) e a reconstrução do templo em Jerusalém profetizada antes de Ciro nascer e 150 anos antes dele se tornar rei. A ordem do rei Artaxerxes de restaurar e reconstruir Jerusalém sinalizou o início da profecia de 2.300 dias de Daniel 8:14, que apontava para a vinda do Messias e o tempo do fim. Os presentes planejados dados por esses reis não apenas beneficiaram o povo de Deus, mas também cumpriram a profecia. Deus ainda trabalha no coração dos líderes quando o povo de Deus jejua e ora.

Deus Continua a Tocar os Corações Humanos

Deus ainda move o coração das pessoas para fornecer recursos para financiar a missão da igreja em nossos dias, assim como ele fez nos Tempos do Velho Testamento. Ellen White declara: “Repetidamente me foi mostrado que podemos receber muito mais favores do que recebemos de muitas maneiras se abordarmos os homens com sabedoria” (Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, pag. 202, 203 (grifo do autor). Quando Deus mostrou a Ellen White algo repetidamente, isso significava que deve ser importante nós prestarmos atenção a isso.

Alguns indivíduos podem dizer que aceitar presentes de pessoas que não são da nossa fé não deve ser feito. Quem sabe como esses fundos foram adquiridos? Ellen White afirma: “É muito estranho que alguns de nossos irmãos achem que é dever deles criar uma condição de coisas que envolverão os meios que Deus teria liberado” (Carta 11, 1895. Ellen G. White Estate, Washington, DC, 2 de setembro de 1986 [grifo do autor]). Não poderia haver fonte mais questionável de fundos usados para reconstruir o templo e o muro em torno de Jerusalém do que as fornecidas pelos reis gentios pagãos, no entanto Deus os escolheu para realizar Seus propósitos na terra.

Trust Services é o departamento da Igreja Adventista do sétimo dia que manuseia o recebimento de valores de membros da igreja e outros amigos da igreja que não são atualmente membros. Saber como lidar corretamente com dinheiro ou com valores que não são dinheiro é o que o Trust Services faz para apoiar a missão de Deus para alcançar o mundo para Jesus Cristo. Ao desenvolver uma igreja generosa, não se esqueça da comunidade de fora das paredes do prédio da sua igreja.

Deus pode estar trabalhando no coração de seus vizinhos, assim como Ele moveu o coração dos reis nos tempos de Esdras e Neemias para reconstruir o templo e o muro ao redor da cidade de Jerusalém, assim como o general a favor das necessidades na Escola de Thura.

* Os nomes e a localização foram alterados..

Dennis R. Carlson

Dennis R. Carlson é o diretor da Doações Planejadas & Serviços de Fé na Conferência Geral.