“Bem no fim, antes que esta obra termine, milhares de dólares serão alegremente depositados sobre o altar. Homens e mulheres sentirão ser um bendito privilégio participar da obra de preparar pessoas para subsistirem no grande dia de Deus, e darão centenas de dólares com a mesma liberalidade com que agora são doadas quantias menores.” —Ellen G. White, Conselhos sobre Mordomia, p.24

MINISTÉRIO DA MORDOMIA ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA 2020-2025

VISÃO

Pessoas colocando Deus em primeiro lugar (Gal. 2:20)

MISSÃO

Convidar membros a confiar em Deus como Dono e Provedor, e união em Sua missão final por meio de ofertas regulares e sistemáticas. 

OBJETIVO PROPOSTO

Todo ano, 2% a mais de membresia, no início do ano, participando dos dízimos e ofertas regulares.

MEDIDAS PRINCIPAIS

Área I: Empoderamento Espiritual Os membros são espiritualmente nutridos, com foco no princípio de Deus em primeiro lugar, por meio de visitas, devocionais semanais de ofertório, sermões regulares de mordomia, cerimônias anuais de compromisso, e outras atividades relevantes.

Área 2:Educação Todos os segmentos da membresia da igreja, incluindo potenciais membros, devem receber treinamento adequado sobre ofertar sistemáticas, sobre sua responsabilidade em apoiar a missão local e mundial com equidade, sobre administração de finanças pessoais; e outros tópicos relevantes baseados na Bíblia, no livro de Ellen G. White Conselhos sobre Mordomia, e seus outros escritos.

Área 3:Contabilidade e Transparência Líderes de mordomia encorajam e trabalham juntos com a liderança da igreja para estabelecer um sistema de controle interno, cumprir com o uso das diretrizes de dízimo, ajudar a garantir que informação financeira regular seja dada a todos os membros, e engajar em outras ações que contribuem para construir confiança

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

O líder de mordomia/tesoureiro da igreja local deve reportar o cumprimento do objetivo ao conselho da igreja pelo menos uma vez a cada trimestre

Todas as unidades administrativas devem reportar o cumprimento do objetivo à organização imediatamente mais alta pelo menos uma vez por ano.

Reuniões de Relatório, Revisão e Plano devem acontecer pelo menos uma vez por ano e envolver líderes de mordomia e seus equivalentes da organização imediatamente mais alta para discutir o cumprimento do objetivo e a execução das medidas de liderança.

APOIO DO MINISTÉRIO DE MORDOMIA DA AG

• Preparar e compartilhar os devocionais semanais de ofertório (leituras e vídeos).

• Preparar e compartilhar o informativo mensal de Mordomia, Deus Primeiro.

• Preparar e compartilhar a revista trimestral Mordomo Dinâmico. Desenvolver e compartilhar um currículo de mordomia para faculdades adventistas usarem para cursos de teologia.

• Preparar e compartilhar as postagens de mídia social.

• Preparar e compartilhar o material da Semana Anual de Ênfase em Mordomia.

• Compartilhar outras produções patrocinadas pela AG.

FOCO DEPARTAMENTAL

Reconhecer que todos os ministérios da igreja já estão nutrindo pessoas para adotar os princípios de mordomia em geral; as atribuições do Departamento do Ministério da Mordomia são focar, não de forma exclusiva, em convidar membros a confiar em Deus como Dono e Provedor, e acompanhar em Sua missão final por meio de ofertas regulares e sistemáticas.

PLANO DE OFERTAS RECOMENDADO

Seguindo à recomendação do voto do Concílio de Primavera da AG de 2002, o Departamento do Ministério de Mordomia da AG encorajará a adoção e aplicação do Plano de Ofertas Combinadas por parte das divisões, explicando o plano e mostrando suas vantagens

“A obra missionária em nosso país progredirá muito, em todos os sentidos, quando for manifestado em prol da prosperidade das missões estrangeiras um espírito de maior liberalidade, abnegação e desprendimento; pois a prosperidade da obra em nosso país depende grandemente, abaixo de Deus, da influência resultante da obra evangélica nos países distantes. É agindo ativamente para suprir as necessidades da causa de Deus que pomos a alma em contato com a Fonte de todo poder.”

—Ellen G. White, Testemunhos para a Igreja, vol. 6, p.27