O materialismo é uma das ferramentas do diabo mais poderosas contra o povo de Deus. Até os cristãos tendem a valorizar bens materiais em vez da generosidade e da espiritualidade. A formação ao combate dessas tendências deve começar na infância. A ciência cognitiva nos ensina que o esforço e o reforço permanentes são essenciais para tornar os hábitos desejados automáticos. Hábitos de generosidade e de mordomia não são excessão.

Uma pesquisa, publicada pela revista Neuron em 8 de Março de 2012, concluiu que a capacidade das crianças para considerar as preferências dos outros está ligada à maturação do córtex pré-frontal do cérebro. Esta área do cérebro rege o autocontrole, a função cognitiva superior e o raciocínio moral.1

O livro Conselhos Sobre Mordomia de Ellen G. White corrobora com esta descoberta. Ela enfatizou a formação de crianças em hábitos de autocontrole e abnegação. Ela escreveu que os pais devem enfatizar os hábitos de obediência a Deus, a preocupação com o bem-estar espiritual e físico dos outros, a vida simples e o evitar de compras egoístas e impulsivas. “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, [...] e ao teu próximo como a ti mesmo.”2

O ensino do autocontrole desde cedo conduzirá a um adulto satisfeito, alegre e maduro.3 Provérbios 22:6 diz: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”4 A boa mordomia durante a vida começa com hábitos de pensamento desenvolvidos no início da vida. Instrução e ambiente adequados reforçam a biologia e a neurologia, permitindo que a criança amadureça como um adulto devoto e moralmente responsável.

Como a Bíblia diz em 1 Timóteo 6:10, “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” Esse aviso nos motiva a ensinar aos nossos filhos a mordomia das finanças e de outros recursos.

Sugerimos algumas dicas práticas para fomentar o espírito de doação:

COMECE A NUTRIR A MORDOMIA MIRIM

Alguns pais acreditam que entender a mordomia vem naturalmente. Isso não é verdade na maioria dos casos. A interação social pode ensinar às crianças a compartilhar e reconhecer as necessidades umas das outras; no entanto, isso não garante que as crianças vão dar de forma altruísta e até mesmo com sacrifício mais tarde em suas vidas. A promoção do altruísmo deve ser intencional.

Singapura é um país rico com poucos recursos naturais. Quase tudo é importado, até água potável. Assim, ensinar as crianças a administrarem sabiamente os recursos em um dos lugares mais caros do mundo é essencial. As crianças vão para os acampamentos de verão para aprender a economizar e gastar de forma inteligente. Esta pode ser uma das razões pelas quais os singapurianos tendem a ser muito disciplinados financeiramente.

Podemos começar por ensinar às crianças hábitos inteligentes de saúde e nutrição. A mordomia de tempo pode começar com a limitação do tempo em frente a uma tela. Não dê a elas tudo o que querem na hora em que querem; esperar, mesmo que seja desagradável, levará ao desenvolvimento da paciência e do controle impulsivo. No final, as crianças vão sentir autorrespeito por controlar desejos e impulsos. Dê a elas oportunidades para serem produtivas ao fazer tarefas domésticas simples e ajudar na comunidade.

SEJA TRANSPARENTE EM SUA POSIÇÃO FINANCEIRA

Muitos adultos acreditam que permitir que as crianças sejam conscientes de nossas dificuldades financeiras seria muito estressante para elas. Mas na verdade pode ser interessante permitir que as crianças compreendam a situação  financeira - de uma forma apropriada à idade. As crianças aprenderão a se adaptar a qualquer situação financeira.

Quando mais velhas, inicie diálogos sobre o custo de vida e obrigações financeiras. Peça a ajuda delas para resolver dificuldades financeiras. Em nossa casa lembramos nossos filhos de desligar as luzes, desligar o ar condicionado e economizar água. Também ensinamos os nossos filhos a ter paciência pelas coisas que querem. A espera leva a um raciocínio mais nítido sobre seus desejos. Não queremos tornar a vida menos agradável para os nossos adolescentes; queremos que eles compreendam que essas coisas custam dinheiro.

Os pais também devem falar com adolescentes sobre como eles podem se tornar financeiramente independentes em sua própria casa. Isto irá ajudá-los a desenvolver expectativas reais e hábitos inteligentes sobre gastos à medida que entram na idade adulta.

SEJAM PAIS E ADULTOS GENEROSOS

As crianças notam quando nossa crença e prática não são consistentes. Se vamos pregar a generosidade, temos de praticá-la. Ser generosa como família tem sido uma das coisas mais gratificantes que fazemos para ensinar mordomia aos nossos filhos. As crianças nos viram compartilhar os vegetais de nossa horta. Fizemos com que elas entregassem a comida recém preparada aos vizinhos. Quando voltaram, seus rostos ilustravam grandes sorrisos juntamente com o contentamento ao segurarem sorvetes e biscoitos dados pelos vizinhos. Eles imediatamente entenderam que a bondade é paga com bondade. As crianças mais novas podem receber uma mesada para que possam exercer a mordomia e generosidade devolvendo o dízimo e as ofertas a Deus.

ENSINE O PRINCÍPIO DE GANHAR, POUPAR E DAR

Poupar e dar estão interligados. Devemos ter algo em mãos para dar generosamente e de boa vontade. As crianças devem aprender a poupar e compartilhar quando as necessidades surgirem. Como pais, temos de fornecer às necessidades das nossas crianças: alimentos, roupas, material escolar ou equipamento esportivo. Mesmo essas necessidades podem se transformar em desejos quando as crianças mais velhas desejam certas marcas.

As crianças devem ser ensinadas a cuidar bem de suas coisas. Ajude-as a entender que os pais se sacrificam para que elas tenham suas coisas e, da mesma forma, elas devem valorizar esses itens. Os pais também podem considerar dar-lhes algumas tarefas para que ganhem recompensas financeiras e assim consigam algum item que desejam. Desta forma, as crianças valorizarão o que têm e aprenderão a ter orgulho do que possuem. As crianças devem perceber que as bênçãos financeiras e materiais não são apenas para nós mesmos. Bênçãos vêm com responsabilidade e a intenção de dar e compartilhar. Faça do princípio de ganhar, poupar e dar a cultura da sua casa.

DESPERTE O SENSO DE HUMILDADE, GRATIDÃO E APRECIAÇÃO

O espírito de dar vem com um senso de gratidão e reconhecimento. Burkett aconselha que os adultos devam ajudar as crianças a valorizar cada presente dado - sejam relações familiares, amizade, natureza, tempo ou recursos - como manifestações do amor, graça e misericórdia abundantes de Deus.5 Assim, incutiremos humildade e gratidão. Ajude as crianças a entender que dar e compartilhar é a nossa expressão mais palpável de amor e adoração a Deus.

Ellen White adverte aos pais para não ensinar as crianças a esperar presentes nas épocas festivas e em seus aniversários. Na verdade, essa prática tem ensinado as crianças a desenvolver hábitos egoístas e desenvolvido a tendência de pensar que têm o direito de exigir as coisas como se fosse uma obrigação. Em vez de facilitar os hábitos gananciosos e egoístas do mundo, devemos ajudar as crianças a “aumentar o conhecimento de Deus e despertar no coração a gratidão pela Sua misericórdia e amor em lhes preservar a vida durante outro ano.” 6

CONCLUSÃO

Resumindo, Ellen G. White é muito clara em seu propósito ao declarar que as crianças devem ser ensinadas e guiadas para serem obedientes ao comando de Deus a fim de que se tornem bons mordomos. A mordomia é um modo de vida que não vem naturalmente. Tem de ser ensinado. As crianças não devem apenas ouvir as nossas palavras: devem ver o nosso exemplo ao mostrarmos generosidade nos dízimos, ofertas e serviço às necessidades espirituais e físicas de nossas comunidades e também do mundo.

Ellen White resume a essência da mordomia cristã: “Como os magos da antiguidade, podeis oferecer a Deus as vossas melhores dádivas, e demonstrar pelas ofertas que Lhe dais que apreciais a Sua Dádiva a um mundo pecador. Dirigi os pensamentos de vossos filhos para um novo e desinteressado canal, incentivando-os a dar a Deus ofertas pela dádiva do Seu Filho unigênito.”7 Em todos os ensinamentos, ajude nossas crianças a perceber que o espírito de dar é gerado pela nossa apreciação do melhor presente que Deus ofertou ao nosso mundo pecaminoso - Jesus Cristo! £

  1. Science Daily, “Self-centered kids? Blame t h e i r i m m a t u r e b r a i n s ,” M a r c h 7, 2 0 1 2 ; retrieved from https://www.sciencedaily.com/ releases/2012/03/120307132206.htm
  2. Ellen G. White, Conselhos sobre Mordomia (Tatuí, São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2007), p. 178.
  3. C. J. Griffin, Stewardship Sermons (Cavite: Philippines Publishing House, 2002).
  4. Bible texts are from the Holy Bible, New International Version. Copyright  1973, 1978, 1984, 2011 by Biblica, Inc. Uso sob permissão. Todos os direitos reservados mundialmente.
  5. L. Burkett and K. C. Bowler, Money Matters for Kids, (Chicago: Moody Press, 2000).
  6. White, Conselhos sobre Mordomia, p. 178.
  7. Ibid., p. 179


Orathai Chureson

Orathai Chureson, Ph.D., atualmente serve como diretora dos Ministérios Adventistas da Criança e secretária da AFAM para a Divisão Sul-Asiática do Pacífico da Adventistas do Sétimo Dia em Silang, Filipinas.