Uma aferta agradavel a Deus

O QUE É “PACT”?

Pacto é um nome usado para uma oferta sistemática e regular, uma oferta que é diferente da oferta voluntária (veja tabela abaixo). Mas se ela é regular e sistemática, com que frequência deveria ser dada e que sistema deveria ser adotado?

Regularidade: De acordo com a bíblia, a regularidade de dar deveria ser determinada pela regularidade de receber (Prov. 3:9). Como isso pode ser considerado a maneira mais básica e fundamental de doar, qualquer outro tipo de doação deveria ser realizado além desse e adicional a esse.

Sistema: O Sistema é proporcional à entrada, ou baseado em porcentagem (1 Cor. 16:1; Deut. 16:17). Isso quer dizer que a quantidade será alterada conforme a entrada é modificada. Ellen White diz: “No sistema bíblico de dízimos e ofertas, as quantias pagas por diferentes pessoas certamente vão variar muito, visto serem proporcionais às rendas1”.

Alguns princípios sobre o Pacto

É considerado tão importante e tão obrigatório quanto o dízimo (Mal. 3:8-10).

Não devolver o Pacto também é considerado como desonestidade contra Deus. Deve ser dado assim que receber qualquer renda (Pro.3:9), logo após o dízimo.

O fato de que a entrada ou o aumento precede a promessa contradiz qualquer teologia que sugira ofertar como meio de comprar o favor de Deus.

Como é proporcional ao rendimento, baseado em porcentagem, não é esperado por Deus quando não há entradas (2 Cor. 8:12). Ele é sempre o primeiro a dar.

Um pouco mais: Em Malaquias 3:8-10, dízimos e ofertas são vistos como de igual importância e são obrigatórios. Não trazer qualquer um deles é roubar a Deus. A conclusão parece inevitável que a oferta mencionada em Malaquias 3:8-10 difere da oferta voluntária.

E o fato de que ela é mencionada junto com o dízimo indica que ambos estão sob o mesmo sistema, como é a oferta mencionada em Provérbios 3:9,10. Logo, pelo menos três características semelhantes para ambos, dízimo e Pacto, (oferta regular e sistemática) são esperados:

(1) regularidade (após qualquer renda), (2) proporcionalidade (uma proporção da entrada), e (3) entrega (levadas ao depósito)

Ellen White também apoia a ideia que dízimos e ofertas estão sob o mesmo Sistema. E esse Sistema inclui o conceito de dar em proporção à renda. Na afirmação previamente citada neste artigo, ela diz: No Sistema bíblico (palavra no singular) de dízimos e ofertas (ambos sob o mesmo Sistema) o total pago por diferentes pessoas certamente pode variar grandemente uma vez que são proporcionais à renda2” em outra citação, ela chega ao ponto de dizer que esta oferta, juntamente com o dízimo, não é voluntária, mas parte “de nossa obrigação”. Este pensamento, de acordo com Malaquias 3:8-10, confere a ideia de que não trazer dízimos e ofertas tem consequências morais e espirituais. Aqui está a citação: “Essa questão de dar não é deixada ao impulso. Deus nos deu instrução a esse respeito. Especificou os dízimos e ofertas como sendo a medida de nossa obrigação. E Ele deseja que demos regular e sistematicamente3”.Uma das razões para dar ofertas sob o sistema baseado em porcentagem é que ele reconhece a Deus como o Iniciador do processo de doação. É necessário que o adorador reconheça e meça a bênção antes de calcular a porcentagem dela a ser dada. Portanto, o ato humano nunca precede a doação de Deus.

O que Rodriguez diz sobre o dízimo pode bem ser aplicado ao Pacto: “É sempre uma resposta e nunca um prelúdio4”. Uma outra razão pela qual deveríamos dar ofertas regularmente e sistematicamente é que “o egoísmo é o mais forte e o mais geral dos impulsos humanos5”. Portanto, diz Ellen White, “em nossos labores e dons para a causa de Deus, não é seguro ser controlado por sentimentos e impulsos6”. Por essa razão ela também adverte que “Dar ou trabalhar quando são despertadas as nossas simpatias, e reter nossas dádivas ou serviço quando as emoções não são estimuladas, é rumo não sábio e perigoso6” A mensageira de Deus termina esse parágrafo dizendo que “Devem os cristãos agir guiados por princípios fixos, seguindo o exemplo de abnegação e de sacrifício-próprio do Salvador7”.

Como se tornar um pactuante

l Vote, prometa, proponha (2 Cor. 9:7) a regularidade, a porcentagem,e o período de validade (termos) de sua oferta. ¡ Regularidade: Decide diante de Deus dar em resposta à sua doação. Dê como ele lhe dá e não de acordo com seus impulsos, sentimentos ou simpatia aos apelos, ou ao seu coração que pode ser enganoso (Jer.17:9).

¡ Sistema: Decida dar uma porcentagem específica ou proporcional a todas as rendas ou aumento que o Senhor providenciar (I Cor. 16:1; Deut. 16:17). Diferente do dízimo, cuja porcentagem é estabelecida por Deus, o adorador pode propor essa porcentagem “no seu coração” (2 Cor. 9:7).

¡ Duração: Assim como é com o dízimo, a oferta se espera que seja durante a vida inteira do cristão. Mas como a porcentagem pode ser ajustada ou aumentada periodicamente, é importante estabelecer essa periodicidade. Alguns decidem estabelecer sua porcentagem por um ano, ajustando-a no final do período de acordo com as bênçãos de Deus.

l Escolher a porcentagem: Em oração, peça ao Espírito

Santo para guiá-lo ao decidir a porcentagem da renda que você prometerá dar como oferta regular (Pacto). Você pode escrevê-la aqui (______ %) na presença de Deus, ou na tábua do seu coração.

l Ponha Deus Primeiro: Devolva seu Pacto imediatamente após o dízimo (Mat.6:33; Mal.3:8-10) e antes de gastar sua renda.8

Incentivos para começar:

l “Provem e vejam como o SENHOR é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia! Temam o SENHOR, vocês que são os seus santos, pois nada falta aos que o temem” (Ps. 34:8, 9).

l “Os leões podem passar necessidade e fome, mas os que buscam

o SENHOR de nada têm falta (Ps. 34:10 NVI).

l “Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado nem seus filhos mendigando o pão” (Ps. 37:25 NVI).

l “Honre o SENHOR com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho” (Prov. 3:9, 10 NVI).

l “Ponham-me à prova”, diz o SENHOR dos Exércitos, “e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las. Impedirei que pragas devorem suas colheitas, e as videiras nos campos não perderão o seu fruto”, diz o SENHOR dos Exércitos” (Mal. 3:10, 11 NVI).

l “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.” (Phil. 4:19 NVI).

l Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” (1 Pet. 5:7 NKJV).

 

1Ellen G. White, Conselhos sobre Mordomia, p. 45 (ênfase em itálico).

2 Idem (ênfase em itálico).

3 White, Conselhos sobre Mordomia p. 50.

4 Angel M. Rodriguez, Stewardship Roots: Toward a theology of Stewardship, tithe, offerings, p. 46.

Silver Spring, DM: Departamento dos Ministérios da Mordomia da Conferência Geral dos

Adventistas do Sétimo Dia.

5 White, Conselhos sobre Mordomia, p. 15.

6 Idem.

7 Ibidem.

8 “Especificou os dízimos e ofertas como sendo a medida de nossa obrigação. E Ele deseja

que demos regular e sistematicamente . . . . Depois de ser o dízimo posto à parte, sejam

as dádivas e ofertas proporcionais: ‘segundo a sua prosperidade.’” White, Conselhos sobre

Mordomia, p. 50.

Marcos Faiok Bomfim

Pastor Marcos Faiok Bomfim é o diretor do Ministério de Mordomia na Conferência Geral dos Adventistas do Sétimo Dia, em Silver Spring, Maryland, USA.