OBTENDO PARIDADE (OU AINDA MAIS) ENTRE O DÍZIMO E AS OFERTAS

Durante a recente 61ª Sessão da Conferência Geral, um delegado pediu ao tesoureiro da Associação Geral que discorresse sobre a disparidade existente entre o dízimo e as ofertas, e como esse problema poderia ser resolvido em todo o mundo.

Podemos louvar a Deus pelo crescimento regular do dízimo ao longo dos anos. Alguns territórios sofreram uma queda no dízimo durante o auge da pandemia do Covid-19, mas o volume dos dízimos já foi restabelecido, e ainda mais alto do que era antes da pandemia. Em contraste, as ofertas, sejam aquelas dadas como ofertas combinadas ou como ofertas missionárias, não estão crescendo necessariamente no mesmo ritmo. Não se pode negar a importância das ofertas para o avanço da missão mundial e a missão da igreja local. As ofertas funcionam como um catalisador para a disseminação das três mensagens angélicas, apressando, assim, a segunda vinda do nosso Senhor. É necessário que os membros da igreja entendam o nosso contexto missionário atual. Este artigo apresenta a experiência de um distrito pastoral onde as ofertas estão estreitando a lacuna existente com o dízimo e, em alguns casos, até excedendo o dízimo.

Programa de Fortalecimento da Mordomia

Algum tempo atrás, ouvi o incrível testemunho de membros dedicados e comprometidos da Igreja Adventista de Baan, na União Sul das Filipinas. Esses membros estão dando suas ofertas baseadas em uma porcentagem de sua renda, com 90% dos membros doando 10% ou mais como ofertas regulares e sistemáticas. Esse padrão de doação tem um impacto significativo na capacidade missionária da igreja local naquele lugar. Fui pesquisar sobre os fatores por trás dessa generosidade revolucionária.

Tudo começou em novembro de 2017, quando o pastor Roger Jimenez, diretor de mordomia da missão local, realizou um Seminário sobre Fortalecimento da Mordomia na igreja. O seminário transmitiu uma convicção que está expressa nas seguintes palavras:

Nos dias de Israel os dízimos e as ofertas voluntárias eram necessários para manterem as ordenanças do culto divino. Deveria o povo de Deus dar menos neste tempo? O princípio estabelecido por Cristo é que nossas ofertas a Deus sejam em proporção à luz e privilégios recebidos. “A qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou muito mais se lhe pedirá”. Lucas 12:48. Disse o Salvador a Seus discípulos, quando os enviou: “De graça recebestes, de graça dai”. Mateus 10:8.[1]

Depois do seminário, a igreja local adotou algumas resoluções importantes. Primeiro, eles dariam treinamento de mordomia em intervalos regulares durante o ano. Eles criaram a Iniciativa JAJO – uma referência aos meses de janeiro, abril, julho e outubro, durante os quais dariam uma ênfase especial à promoção da mordomia. Isso vem sendo implementado desde 2018.

Além de garantir um treinamento constante e atualizado dos membros da igreja, todos os anciãos da congregação local se comprometeram a ser fiéis no dízimo e decidiram dar outros dez por cento como ofertas. Como líderes da igreja, eles queriam dar exemplo na doação de ofertas baseadas em porcentagens, como também demonstrar a importância das ofertas. Outra iniciativa foi a criação de grupos de apoio, cada um sob a liderança de dois anciãos da igreja. Os membros da igreja foram divididos nesses grupos de apoio nos quais eles eram instruídos sobre ofertas baseadas em porcentagens e, ao mesmo tempo, incentivados a reavaliar o que já estavam doando e a devolver fielmente o dízimo.

Rapidamente, os membros dos grupos de apoio começaram a experimentar bênçãos excepcionais de Deus como resultado de seus novos hábitos de doação. Esses testemunhos eram compartilhados com toda a igreja durante reuniões como a do ministério de homens, dos jovens e do ministério infantil da igreja. Isso motivou mais membros a darem a máxima porcentagem possível como ofertas regulares e sistemáticas. Como resultado, tem havido um crescimento significativo e constante nas ofertas na Igreja Adventista de Baan desde 2018. Isso fica muito claro quando o relatório da tesouraria para o exercício de 2017 é comparado com o de 2021 (ver Gráficos 1 e 2).

Resultados do Programa de Fortalecimento da Mordomia

[Gráfico 1: Relatório Mensal da Tesouraria]

[Gráfico 2: Comparativo Entre Dízimos e Ofertas (Jan – Dez 2021]

A comparação entre 2017 e 2021 indica um ligeiro aumento (10,31%) no dízimo, em moeda local. Acredito que uma explicação plausível é que houve uma diminuição, ou estagnação, na renda dos membros dessa igreja, sendo que 2021 foi um ano afetado pelo Covid-19 e suas sequelas. No entanto, quando o total de ofertas de 2017 é comparado ao de 2021, verifica-se um crescimento significativo de aproximadamente 69,04%. Esses números da Igreja Adventista de Baan dão testemunho de que realmente é possível mudar o hábito de dar ofertas entre os membros da igreja; a lacuna existente entre as ofertas e o dízimo não é uma realidade imutável.

Quanto aos demais resultados, os líderes locais observaram que não havia mais a necessidade de “vender” projetos aos membros para motivar sua generosidade. Eles agora doam por amor genuíno a Deus e a Sua missão. Anteriormente, alguns membros davam grandes quantias de dinheiro para apoiar alguns projetos. Tal situação muitas vezes resultava em orgulho e espírito de competição. Doar uma porcentagem em resposta à propriedade e provisão de Deus tem contribuído para o crescimento de um espírito fraternal dentro da igreja local. Finalmente, a igreja local tem os fundos necessários para cobrir todas as despesas, permitindo que a missão dada por Deus seja cumprida.

Curiosamente, o padrão de crescimento da igreja de Baan não é um incidente isolado. O efeito está se espalhando, tendo chegado ao distrito do qual a igreja de Baan faz parte (ver Gráfico 3). Dá para imaginar o que aconteceria se todos os membros ao redor do mundo entendessem e praticassem esse conceito dado por Deus, trazendo suas ofertas toda vez que recebessem seus proventos, os quais vêm de Deus. Ellen G. White escreve: “Se o plano da doação sistemática fosse adotado por todo indivíduo, sendo plenamente levado avante, haveria constante suprimento no tesouro. A renda fluiria para ele qual constante corrente, sem cessar, provida pelas fontes transbordantes da beneficência”.[2]

[Gráfico 3: Comparação entre Dízimos e POC] (Jan – Julho 2022) Distrito de Butuan Riverside]

As igrejas de outras localidades precisarão adaptar a estratégia usada pela igreja de Baan, embora haja alguns princípios básicos que vale a pena replicar:

  • Seja intencional ao abordar a realidade sobre as ofertas.
  • A mensagem de mordomia deve ser repetida regularmente a todos os segmentos da igreja.
  • A liderança da igreja, não apenas os diretores de mordomia, deve estar totalmente envolvida no ensino, no encorajamento e no modelo dos princípios de mordomia.
  • Divulgue as histórias sobre como Deus tem recompensado os crentes fieis.

Ao exclamarmos “Eu irei” em nossas igrejas, imitemos a igreja de Baan, exclamando: “Por intermédio das minhas ofertas regulares e sistemáticas baseadas em porcentagens, eu irei!”.

Jibil Simbah

Departamento dos Ministérios de Mordomia

da Divisão Sul-Asiática do Pacífico


[1] Ellen G. White, Patriarcas e Profetas (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2017), p. 388.

[2] White, Testemunhos para a Igreja (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, mmmm), v. 3, p. 389

Jibil Simbah

Jibil Simbah é diretor do Departamento de Ministérios de Mordomia da Divisão Sul-Asiática-Pacífico dos Adventistas do Sétimo Dia. Servir aos outros como um líder servidor, viver uma vida equilibrada e acreditar que os princípios da Mordomia fazem uma diferença significativa no mundo. A única maneira de fazer isso é simplesmente começar. Não peça aos outros para fazer o que você mesmo não está disposto a fazer. Portanto, para que eu acredite, tenho que agir.