Algumas de nossas primeiras experiências estão gravadas em nossas memórias como se tivessem ocorrido ontem. Depois do seminário, foi-me atribuída uma igreja de sucesso que precisava comprar propriedades para construir. Naquela época, tínhamos alguns móveis desgastados, um carro bem usado e pouco mais. Quando arrecadamos fundos para uma propriedade da igreja, experimentamos o que significava buscar a orientação de Deus enquanto trabalhávamos para cumprir Sua missão em nossa nova comunidade. Quando os membros da igreja foram convidados a dar, minha família e eu fizemos um compromisso que nasceu da fé e da oração. Nosso pacto era muito menor do que o que as outras famílias estavam dando, mas também era muito mais do que podíamos dar. Foi um ato de fé.

Durante os próximos meses, experimentamos muitos milagres da providência de Deus. Às vezes, um idoso nos dava verduras frescas de seu jardim. Outras vezes, encontrávamos sacolas de compras à nossa porta e, muitas vezes, um presente de aniversário ou de Natal em dinheiro atendia exatamente às nossas obrigações. Quando a campanha terminou, descobrimos que recebemos de volta o que tínhamos comprometido. Ao ouvir nossa história, um membro da igreja disse: "Você não teve fé suficiente; se você tivesse prometido mais, Deus teria cumprido isso também!”

A igreja comprou uma propriedade que ocupa até hoje. Aprendemos lições de confiança em Deus dia a dia, expressas lindamente nas palavras de uma velha canção gospel:"O pouco é muito quando Deus está nele” (Little Is Much When God Is in It – música gravada pela Gaither Vocal Band).

De alguma forma, Deus multiplicou o pouco que tínhamos e adicionou muitas bênçãos sobre ele. Tornou-se o suficiente para compartilhar e promover o reino de Deus na comunidade local. Naquela época, não fazíamos ideia de que as lições que aprendemos um dia seriam valiosas para nós hoje como missionários transculturais da igreja.

A maior parte de nossa vida missionária foi passada na Janela de 10/40, onde vemos a realidade do princípio "pouco é muito".

Em 2000, sentimos um forte impulso em nosso coração pelo campo missionário. As portas não se abriram imediatamente, mas quando fomos convidados para o serviço transcultural, Deus confirmou várias vezes nosso chamado para servir. Nosso primeiro serviço internacional foi no Sri Lanka, onde fui coordenador da Missão Global. Durante nosso tempo lá, Deus continuou a afirmar que Sua obra não depende dos esforços humanos. Na verdade, nossos esforços eram pequenos e fracos, mas olhamos para trás e nos lembramos de muitos milagres e momentos em que não podíamos negar que "pouco é muito quando Deus está nele”.

Com limitações em todas as mãos, Deus continuamente usou pouco para prover muito para Sua obra. Muitas vezes, sentíamos a necessidade de pessoas mais qualificadas para ajudar a abrir novos trabalhos. Os recursos financeiros também eram escassos, mas Deus sempre providenciou o que era necessário. Durante nosso tempo no Sri Lanka, várias novas congregações foram formadas. Novos obreiros apareceram, comprometidos com a tarefa de compartilhar o evangelho, apesar de circunstâncias invariavelmente desafiadoras.

Lembro-me de um jovem que não foi contratado no primeiro ano em que foi entrevistado, pois tinha acabado de ser batizado. Ele retornou no ano seguinte, e foi contratado como pioneiro da Missão Global. Ele era um jovem humilde, crescendo e trabalhando nas plantações. Em sua primeira semana, ele construiu um pequeno lugar de oração que consistia em quatro postes e alguns ramos de palma no meio de uma plantação de chá. Ele começou uma reunião de oração, e essa reunião de oração cresceu e se tornou quatro novos grupos de adoração. Ele fez o que sabia, e Deus o abençoou.

Outro homem começou a trabalhar em um distrito próximo e caminhou para as aldeias da área. Às vezes, tigres o perseguiam enquanto ele cobria as milhas entre aldeias a pé. Os grupos que ele formou e alimentou estavam sempre cheios de pessoas alegres que sabiam que Jesus os havia libertado do medo. Suas longas caminhadas fizeram buracos repetidamente em seus sapatos até que eles não pudessem ser reparados mais. Deus tomou as horas e milhas oferecidas por este humilde servo e fez algo lindo com elas.

Desde 2016, temos servido na União do Oriente Médio e Norte da África (sigla MENA, em inglês). Dizer que a tarefa aqui é imensa é um eufemismo. A MENA compreende 20 nações, nenhuma das quais é cristã. Em apenas sete deles a igreja é legal. Todos os outros são nações onde a missão cristã não é legal, e, em muitos, ser cristão pode trazer perseguição. Com uma população de mais de 558 milhões de pessoas, onde a maioria não conhece os fundamentos do plano de salvação de Deus, a MENA é considerada uma das tarefas missionárias mais desafiadoras que restam.

Atualmente, a MENA tem 5.200 membros da igreja espalhados entre essas 20 nações, o que significa que há um adventista do sétimo dia para cada 107 mil pessoas. Nosso pequeno grupo de trabalhadores parece insignificante quando comparado com as populações ao nosso redor. Mesmo nossos fiéis obreiros muitas vezes se sentem despreparados para os desafios diários e constantes que enfrentam. Podemos facilmente fazer a pergunta: "Quem é qualificado para esta tarefa?” Em seguida, lembramos as promessas de Deus, cuja "força é aperfeiçoada em nossa fraqueza" (2Co 12:9).

Sempre que vemos um desafio tão assustador que sentimos que não podemos enfrentá-lo, Deus nos dá segurança através de Sua Palavra. Ele sempre cumpre Suas promessas. Todas as semanas ouço as histórias da milagrosa libertação de Deus para jovens rapazes e moças que encontraram alegria e esperança em Jesus! Mesmo com poucos trabalhadores da linha de frente disponíveis em áreas carentes em todo o MENA, vemos dia a dia como Deus está usando o pouco que temos para prover para Seu trabalho.

Um jovem que vivia em Londres tinha uma forte impressão de que deveria regressar para seu país natal no Oriente Médio. Ele não conseguia entender por que isso estava sendo pedido a ele, mas tinha certeza de que era um chamado de Deus. No meio do inverno, quando estava frio e chuvoso, ele voltou para sua cidade natal, uma das maiores do mundo.

Um dia, ele estava caminhando por uma rua movimentada a caminho da universidade. Ele parou em uma de livros ao longo da calçada. Seus olhos foram atraídos para um livro. Uma vez que estava em suas mãos, ele não podia largá-lo. Esse livro mudou radicalmente sua trajetória, levando-o a entregar sua vida ao Senhor como um pioneiro da Missão Global. Ele contava histórias sobre Jesus para os inquiridores naquele mesmo quiosque. Sua vida com Deus, desde então, levou-o para outros lugares. Mas naquela estante de livros, ele convidou muitas pessoas para se juntarem a um pequeno grupo. Hoje, graças ao seu serviço a Deus, há uma congregação composta por pessoas locais que adoram todos os sábados. Deus está fazendo algo especial nesta grande cidade!

Vemos histórias como esta na maioria dos países da MENA, histórias que não podem ser contadas por causa do risco de segurança para indivíduos que estão compartilhando fielmente a mensagem com os outros. Cada história no Oriente Médio e no norte da África representa a obra do Espírito Santo, uma obra que desafia as fronteiras nacionais e as barreiras de comunicação. Todos os dias vemos o fruto do amor de Deus sendo demonstrado por membros da igreja e obreiros espalhados por todo esse imenso território.

Algumas pessoas duvidam da eficácia de suas ofertas missionárias. "Não posso dar muito, então me pergunto se isso faz alguma diferença.” Cada vez que ouço essas dúvidas penso em histórias como as de Davi e Golias, Josafá e a moeda da viúva. Muitas histórias na Bíblia falam de Deus pegando nossas pequenas ofertas e tornando-as poderosamente eficazes para compartilhar Seu amor neste mundo.

Aqui na Janela 10/40 podemos ver pessoal e dramaticamente como Deus usa a menor oferta para mudar a vida daqueles que O buscam. Todos os dias oramos para que Deus derrame visões e sonhos sobre as pessoas deste território, sonhos que levam as pessoas a perguntar a um adventista do sétimo dia sobre Jesus e Seu breve retorno. Minha oração está sendo respondida. São as histórias de vidas transformadas que contam o quanto a minha pequena oferta ainda importa.

A conspiração de sementes de mostarda de Deus ainda está avançando através de você! Quero agradecer aos membros da igreja em todo o mundo! Através de suas contribuições para as ofertas missionárias, Deus está fazendo milagres. Vale a pena repetir: “O pouco é muito quando Deus está nele”.

No campo de colheita agora amadureceu
 há um trabalho para todos fazer.
Ouve! a voz do Mestre está a chamar-te
Para a colheita.

 O lugar onde és chamado para trabalhar
Parece tão pequeno e pouco conhecido?
É grande Se Deus está nele
porque Ele não vai abandonar o Seu próprio.

 Pouco é muito quando Deus está nele!
Trabalho não por riqueza ou fama.
Há uma coroa, e você pode ganhá-la
se você for em nome de Jesus.

 E quando o conflito tiver terminado
E nossa raça na terra for corrida
Ele dirá, se você tiver sido fiel
 "Bem-vindo à casa, meu filho - bem feito!

 Pouco é muito quando Deus está nele!
Trabalho não por riqueza ou fama.
Há uma coroa, e você pode ganhá-la
Se você for . . .
Se for . . .
Se for em nome de Jesus.

Kittie Louise Jennett Suffield (1924)

 

 

 

 

 

 

Rick McEdward

Rick McEdward serve como presidente da União do Oriente Médio e Norte da África, um território anexado à Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia.