Os Três Fundamentos

Planejamento para Crises

 

"Vá ter com a formiga, ó preguiçoso! Observe os caminhos dela e seja sábio. Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no verão prepara a sua comida, no tempo da colheita ajunta o seu mantimento"(Pv 6:6-8).[1]

Confiar em Deus primeiro e sempre é a única maneira de sobreviver a graves crises futuras. "[...] e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo [...]" (Dn 12:1). Existem três recursos que você pode melhorar agora para planejar e se preparar para futuras emergências:

  1. Espiritual: busque um relacionamento próximo, confiante, diário com Deus.
  2. Saúde: maximize sua saúde.
  3. Financeiro: reserve recursos de emergência.

A próxima crise testará cada seguidor de Jesus Cristo. No entanto, esses três elementos essenciais (recursos espirituais, físicos e financeiros) são fatores cruciais para a sobrevivência. Os dois primeiros são portáteis e difíceis de tirar de você. Esses dois primeiros fundamentos irão prepará-lo para quaisquer que sejam suas circunstâncias durante a próxima emergência.

ESPIRITUAL

Nossa relação espiritual com Deus é o elemento mais importante para planejar e sobreviver a uma emergência. Jesus compreendeu esse importante fator de sobrevivência.

"Cristo transformará o seu coração; e ali, pela fé, Ele vai habitar. Por meio da fé e de uma contínua submissão de sua vontade a Ele, você deve manter essa ligação com Cristo. Assim fazendo, Ele operará em você o querer e o fazer, segundo a Sua vontade.”2]

A preparação espiritual para emergências futuras é a mais importante que qualquer um pode fazer. Essa preparação diária através da oração, do estudo das Escrituras e de compartilhar sua fé com os amigos preparará o cristão para qualquer coisa que possa vir no futuro. Uma forte experiência espiritual com Deus será muito difícil de tirar de você durante uma crise. O Espírito Santo é o mestre que o guiará nesse relacionamento com Deus.

SAÚDE

Nossa saúde física pode variar de acordo com o que nossa hereditariedade e hábitos históricos nos deixaram. A qualquer momento, podemos escolher melhorar nossa saúde procurando entender os ensinamentos sobre saúde que Deus compartilhou com a Igreja Adventista do Sétimo Dia: beber água pura, comer uma dieta à base de plantas e (com orientação de seu médico) um programa de exercícios. Nossa saúde pode estar comprometida por maus hábitos e práticas do passado, mas não há melhor momento do que agora para melhorar a saúde. Com a misericórdia e a bênção de Deus, o corpo pode se restaurar.

Muitos recursos estão disponíveis para nos ajudar a aprender a maximizar nossa saúde. Um dos melhores livros para orientar seu pensamento sobre os grandes princípios da saúde é A Ciência do Bom Viver, de Ellen G. White: "‘O coração alegre serve de bom remédio’ Provérbios 17:22. Gratidão, regozijo, benignidade, confiança no amor e no cuidado de Deus—eis as maiores salvaguardas da saúde. Elas deviam ser, para os israelitas, as notas predominantes da vida”[3].

FINANCEIRO

"A sabedoria protege, do mesmo modo que o dinheiro; mas a vantagem da sabedoria é que ela dá vida a quem a possui" (Ec 7:12). Os recursos financeiros, se ainda disponíveis para você durante os tempos difíceis, ajudarão a amortecer o impacto e permitirão que você tenha tempo para buscar a melhor maneira de resolver questões desafiadoras. Se seu fundo de emergência financeira não estiver disponível, então os recursos espirituais e o investimento que você fez em sua saúde lhe dará coragem para confiar em Deus para prover todas as suas necessidades. "Bem-aventurado é aquele que ajuda os necessitados; o Senhor o livra no dia do mal" (Sl 41:1).

Ter um plano de gastos (orçamento) também ajudará a se preparar para futuras emergências. Um plano de gastos permite que você controle seu dinheiro em vez de seu dinheiro (ou a falta dele) controlar você. Com um plano de gastos, você entende no início do mês o que é necessário e decide para onde o dinheiro irá. Depois de ganhar experiência no planejamento de seus gastos pessoais, você descobrirá que tem fundos para pagar suas contas vencimento e poderá achar que ainda tem dinheiro disponível no final do mês.

Na recente pandemia de COVID-19, muitas pessoas não tinham um plano de gastos nem recursos de reserva para ajudá-las a sobreviver ao tempo de desemprego em massa. Um plano de gastos o ajudará a reservar recursos para emergências, como a formiga faz em nosso texto bíblico de abertura (Pv 6:6-8).

Uma parte importante desse plano de gastos é colocar Deus em primeiro lugar, fazendo um orçamento para devolver um dízimo fiel de 10% e dar uma oferta regular baseada em porcentagem (Promessa). Se o dízimo e as ofertas testam sua fé e confiança em Deus durante os bons tempos, as chances de você ser fiel a Deus durante os maus tempos são pequenas. A maneira como construímos nossa fé e confiança em Deus nos bons tempos é sermos continuamente fiéis, colocando Deus em primeiro lugar em nossas vidas diárias.

O plano de gastos deve incluir um fundo de emergência. Um fundo de emergência é de três a seis meses de suas despesas mensais atuais. Esses são os fundos necessários para viver cada mês. Se financiou totalmente os recursos de emergência, quando uma emergência acontece, você tem recursos disponíveis para enfrentar a crise atual sem estresse excessivo. Isso porque ter financiado totalmente os recursos de emergência permite tempo para resolver as coisas e, com a bênção de Deus, encontrar uma solução.

CONCLUSÃO

Com um forte relacionamento com Deus, boa saúde física e um plano de gastos com um fundo de emergência, você terá a melhor chance de sobrevivência durante uma crise. Deus nos disse através de Seu profeta que precisamos aprender com a formiga para nos prepararmos para emergências futuras. As formigas se preparam aos poucos, mas com diligência e persistência armazenam bastante para sustentá-las nas estações difíceis. A formiga é um exemplo de planejamento e preparação durante os bons tempos. Portanto, os recursos estão disponíveis para os tempos difíceis do futuro. Deus pode e supre todas as nossas necessidades. "Mas o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades, em conformidade com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus" (Fp 4:19). Deus provê durante os bons tempos, durante os tempos de planejamento e armazenamento, para que durante os tempos difíceis você esteja preparado. Deus é sempre de confiança.

"Olha para as aves do ar, pois elas não semeiam, nem colhem, nem se reúnem em celeiros; mas o teu Pai Celestial as alimenta. Não tens mais valor do que eles?” (Mt 6:26). Jesus morreu por cada pessoa que viveu na Terra. Isso é o quanto você é valioso para Deus. Se Deus enviou Seu único filho para morrer por você, você pode confiar que Ele saberá e atenderá a todas as suas necessidades, não importa o que esteja acontecendo ao seu redor.

 

[1 Salvo indicação em contrário, os textos são da Nova Almeida Atualizada. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.

[2]Ellen G. White, Caminho a Cristo (Tatuí, Casa Publicadora Brasileira, 1999), p. 40.

3] Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver (Tatuí, Casa Publicadora Brasileira, 1997), p. 281.

 

Dennis Carlson