Embora eu fosse filho de pastor, eu não era muito “religioso”. Assim, eu nunca desconfiei que uma manhã de sábado no ano de 1970 eu estaria ouvindo um sermão que terminaria fazendo de mim um Pactuante1 (esta história já foi contada em outro artigo2). Sob forte convicção, eu ainda estava hesitante em tomar um voto, sabendo o quão sério é votar e depois não cumprir o voto (Ecl.5:4). De algum modo, eu fui impressionado que se eu perdesse aquela convicção, eu nunca teria outra oportunidade. Além disso, votando, eu sabia que seria incentivado a confiar mais em Deus. E esta era a minha maior necessidade

Josino Campos, que era um pastor santo e sábio, tentava incentivar sua grande congregação. Para aqueles que temiam fazer um voto, ele disse que se é verdade que nós nada podemos fazer sem Jesus (Jo.15:5), também é verdde que nós “tudo podemos através de Cristo que nos fortalece” (Fil.4:13). Jesus não ajudaria, especialmente para fazer aquilo que é bom?

Naquele dia, eu entendi que não votando especificamente sobre ofertas sistemáticas e regulares (Pacto), eu deixaria uma porta aberta para o meu coração tomar o controle do processo de ofertar, com consequências perigosas, porque no coração não se deve confiar3. Após um processo doloroso, eu finalmente prometi naquele dia me tornar um pactuante para o resto da minha vida. Olhando para trás, eu posso ver quão grande foi o impacto daquela decisão na minha vida espiritual e na vida espiritual da minha família. Assim, se você também está considerando com oração se tornar um Pactuante, mas quer saber como fazê-lo, permita-me partilhar com você seis pontos, ou princípios, que têm sido adotado por um grupo significativo de Adventistas ao redor de todo o mundo, incluindo eu mesmo:

Propósito (2 Cor. 9:7)

Josino Campos nos disse naquele sábado que o melhor momento para decidir se daremos oferta ou não, ou quanto deveríamos dar, dificilmente é dentro da igreja, quando o prato da oferta passa. Não decidindo de antemão, usando os princípios revelados pelo céu, nós podemos dar mais do que seria razoável, ou não dar nada, quando seria justo fazê-lo. Mas se, em resposta ao convite de Deus, eu prometo adotar os princípios adotados pelo céu sobre doar, eu poderia evitar a frequente dificuldade de decidir “se” darei naquela vez ou não, e se eu der, “quanto” deveria dar. Enquanto lia II Cor.9:7, O pastor Josino nos ensinou sobre a importância de “propor” previamente ou fazer um firme “propósito” em nosso coração sobre ofertas, algo que deve perdurar. No meu voto daquele dia eu decidi incluir os seguintes pontos restantes:

Regularidade (Provérbios 3:9,10)

Explicando Provérbios 3:9,10 e Malaquias 3:8-10, o pastor Josino tornou claro que a regularidade na minha doação (ofertas) deveria ser baseada na regularidade da doação de Deus. Nós damos depois que ele nos dá uma renda ou um rendimento. Se for regulada pelas minhas emoções, simpatia por alguém, ou mesmo pelas necessidades da igreja, minha doação corre o risco de não mais refletir o reconhecimento da doação de Deus. Ao contrário, ela se tornará esporádica, intermitente ou mesmo ausente, dependendo dos meus falsos impulsos ou percepções e baseada nas minhas inconstantes emoções que são mutáveis e não confiáveis.

Elas poderiam também vir a ser restritas pelo meu conhecimento limitado das necessidades missionárias, ou sujeitas aos apelos ocasionais feitos do púlpito ou da minha simpatia pelos missionários ou ministérios. Mas o que aconteceria se não houvesse apelos do púlpito se as igrejas fossem fechadas, se minhas emoções não respondessem, ou se eu simplesmente não tivesse conhecimento de algum projeto missionário relevante? Josino Campos disse que, de acordo com a bíblia, minha oferta deve ser tão regular quanto o Senhor é regular ao me dar uma renda ou um rendimento como um ato de adoração a Deus e não como uma tentativa de “ajudar” a igreja. Realmente, deveríamos dar como reconhecimento de já ter sido ajudado por ele. Adotando uma regularidade baseada na doação de Deus e reconhecendo que ele ainda é o primeiro a dar, minha oferta nunca será uma tentativa de ganhar méritos, será uma resposta de gratidão pela sua doação

Sistema (Deut. 16:17; 1 Cor. 16:2)

Outra coisa que eu aprendi com meu pastor é que a bíblia alude ao sistema de proporção (baseado em porcentagem) como uma maneira justa de honrar ao Senhor com minhas ofertas regulares. (Posteriormente descobri que os escritos de Ellen White são ainda mais estritos sobre isso4) Adotando esse método proporcional justo, a quantia dada se ajustará conforme minas entradas e aumento se ajustam. Quando eu recebo mais, eu dou mais, quando eu recebo menos, eu dou menos. “E se você nada receber (ou zero)”, disse o pastor, “você nada dá e continua sincero” porque qualquer proporção de zero é sempre zero. Embora dízimos e ofertas (regulares) estejam sob o mesmo sistema5 (proporcional), a diferença aqui, o pastor nos disse, é que para o dízimo Deus já fixou a porcentagem, enquanto a nós é dado o privilégio de escolher a porcentagem para uma oferta regular, de acordo com nossa gratidão. Pode ser menos, igual ou mais do que o dízimo. Enquanto a porcentagem do dízimo nunca pode ser ajustada, todo crente deveria considerar a possibilidade de ampliar sua proporção de ofertas6. Decidindo dar proporcional às bênçãos, (uma porcentagem delas), nós reconhecemos que nós são somos proprietários dos recursos, mas como parceiros do Proprietário, condutos de suas posses que transitam pelas nossas mãos. Então, todas as vezes que Deus precisa suprir sua obra com recursos, Ele os envia através de nós, oleodutos desobstruídos de Deus. Dessa maneira nós também seremos abençoados, como “aquele que rega também ele mesmo será regado” (Prov. 11:25).

Prioridade (Matt. 6:33; Prov. 3:9, 10)

Em Provérbios 3:9, o Senhor também me incentiva a trazer- lhe os “primeiros frutos de toda sua (minha) renda” que eu considero ser a primeira e a melhor parte. Em Mat.6:33, Jesus nos diz para dar o primeiro lugar a Deus em todos os aspectos da vida, o que obviamente inclui finanças. E se eu assim faço, devolvendo a ele meu dízimo e meu pacto, “antes de qualquer parte ser gasta”7 a porta para ele será aberta para cumprir aquelas duas promessas: “Todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mat.6:33) e “seus celeiros serão cheios” (Prov.3:10). Eu sei que ele é fiel.

Período

Você deve decidir por quanto tempo seu Pacto ou a proporção escolhida perdurará. Embora eu tenha decidido ser um Pactuante pelo resto da minha vida, eu normalmente renovo o meu voto a cada 31 de dezembro ao pôr do sol.

Distribuição (Atos 1:8; Rev. 14:6)

A maneira que eu distribui minhas ofertas regulares foi grandemente impactada pela compreensão da amplitude territorial e étnica da comissão missionária de Atos 1:8, que também é confirmada em Apocalipse 14:6. E a razão principal porque nós nos reunimos em igrejas e as igrejas se agrupam nas Associações, e as Associações em Uniões é reunir nossos recursos humanos e materiais, como um exército, para cumprir essa comissão. Nunca poderíamos cumpri-la sozinhos ou divididos, tanto no coração como no bolso. Essa comissão estabelece que nosso esforço missionário deveria incluir três instâncias: (1) Jerusalém, que representa a obra missionária feita onde eu vivo (a igreja local e seus projetos missionários). (2) Judeia e Samaria, que representam a obra missionária regional (feita através da minha Associação, União ou Divisão). (3) Os confins da terra, que podem representar a obra missionária internacional. Na igreja Adventista do Sétimo Dia, essa obra internacional é coordenada pela Conferência Geral. A obra missionária nessas três instâncias deve ser mantida pelas minhas ofertas, como dízimo, como é indicado por Deus, e que deveria ser usado exclusivamente para manter o ministério autorizado8.

E essa distribuição tripartida é exatamente o que é sugerido pelo Plano combinado de Oferta (também chamado de Plano Único de Oferta)9, que eu adotei.

Votado em 2002 pela Conferência Geral como um plano de ofertas recomendado para as divisões do mundo, este plano sábio de distribuição, uma porcentagem de 50 – 60 sugerida de ofertas não destinadas é aplicada na igreja local para manter suas operações e esforços missionários locais. 20 -25% deveriam ser direcionados para apoiar iniciativas missionárias em nível regional (Associação, União e Divisão), e 20% deve ser enviado ao fundo missionário da Conferência Geral chamado de “Orçamento Mundial11” que volta para o nível local como subsídios ou serviços.

Esses recursos são aplicados onde mais são necessários, mesmo onde não há membros Adventistas para dar ofertas, ou onde a entrada de ofertas é muito baixa. Este plano de distribuição, assemelhando com a distribuição do dízimo, pode ser uma das razões (juntamente com o plano de distribuição do dízimo) pelo qual a Igreja Adventista está presente em 213 dos 235 países e áreas do mundo reconhecido pelas Nações Unidas12.

Mas, e as ofertas especiais? De acordo com o que está proposto pelo Plano de Ofertas Combinado, eu sou livre para dá-las, mas preferencialmente apenas acima e além do meu pacto. Por que? Porque nós não podemos arriscar o corpo inteiro enquanto tentamos ajudar um membro. Nenhuma necessidade do membro pode justificar deixar o corpo inteiro desatendido. Investindo nossos recursos juntos nos tornamos mais fortes e maiores, fazemos melhor e mais rápido.

Mas, como minha oferta será misturada com ofertas de minhas irmãs e irmãos de todo o mundo, eu preciso desistir do meu desejo natural de ser reconhecido e louvado como um “doador” ou “benfeitor”, e assim, nenhum recipiente final me reconhecerá e me louvará. Talvez eu nunca receba um telefonema de reconhecimento, uma carta de muito obrigado, nem tenha meu nome escrito no quadro de honra, ou seja convidado para o jantar dos doadores. Mas tenho certeza de que é exatamente isso que sou chamado a fazer. Realmente, eu tenho um “jantar” diferente na mente, aquele que ajuntará todos os resgatados alcançados pelas ofertas de todos nós. Adotando este plano, um fluxo abençoado de recursos nunca cessará e as portas do céu poderão ser abertas para muitos ainda nesta geração. Estou feliz em saber que partículas da minha oferta, se for assim distribuída, alcançará ainda lugares e projetos que apenas conhecerei no céu. E, a propósito, o céu notará isso (Atos 10:4). Eu quero fazer parte dessa corrente desinteressada, ininterrupta, que proverá os recursos para a proclamação final do evangelho a todas as nações, tribo, língua e povo e de todas as maneiras possíveis, porque Jesus já está vindo. E daí, você?

1- Alguém que votou dar o Pacto, que é um nome usado para identificar a oferta sistemática

e regular. É proposta feita para Deus pelo Pactuante como uma porcentagem

(este é o sistema) de toda renda e entrada (esta é a regularidade). Leia mais sobre

Marcos Faiock Bomfim (2020, Janeiro-Março), “O que é Pacto?’” Dynamic Steward

, vol. 23. no. 1, pp. 12, 13; disponível também em https://stewardship.adventist.org/

what-is-promise.

2- Faiock Bomfim, M. (Oct. 2016), “O Dia que me tornei um Pactuante,” Dynamic

Steward , vol. 20, no. 4 (Outubro 2016): p. 3 (https://stewardship.adventist. org/2016-

20-4.pdf) (https://stewardship.adventist.org/2016-20-4.pdf)

3- Veja, por exemplo, Jer. 17:9 e Prov. 14:12, e também Ellen G. White, Conselhos sobre

Mordomia (Washington, D.C). Review and Herald Pub. Assn., 1940), pp. 25, 80, 81.

4- Quando escrevia sobre doação proporcional, Ellen G. White frequentemente mencionava

dízimos e ofertas juntos e identificava ambos sob o mesmo Sistema. Veja, por

exemplo, Conselhos sobre Mordomia (Washington, D.C.: Review and Herald Pub.

Assn., 1940), pp. 73, 80, 200; e Testemunhos para a Igreja (Mountain View, Calif.: Pacific

Press Pub. Assn., 1855), vol. 1, p. 546.

5- Ellen G. White, Conselhos sobre Mordomia (Washington, D.C.: Review and Herald

Pub. Assn., 1940) p. 73 (último parágrafo).

6- Ibid., p. 200.

7- Ibid., p. 81.

8- Como o Dízimo pode ser usado, veja Núm. 18:21, 24; Ellen G. White, Conselhos

sobre Mordomia (Washington, D.C.: Review and Herald Pub. Assn., 1940), pp. 101-

108; e Política Operacional da Conferência Geral 2019-2020, V 14, p. 628.

9- Veja Marcos Faiock Bomfim (Oct.-Dec. 2019), “Combinado para Crescer— Razões

para o “Novo” plano de ofertas”, Dynamic Steward , vol. 22. no 4 (Outubro 2019): ,

pp. 17-19 (https://stewardship.adventist.org/2019224.pdf).

10- Veja nota final #6.

11- Entre os destinatários do Orçamento Mundial estão as divisões mundiais (várias

apropriações; aplicadas onde o orçamento do dízimo não é suficiente ou novos

lugares), a Rádio Adventista Mundial, a Hope Channel International, a Missão Global,

a Andrews University e Loma Linda University.

12- Estatísticas da Igreja Adventista do Sétimo Dia Mundial, 2016, 2017 (https:// www.

adventist.org/articles/seventh-day-adventist-world-churchstatistics-2016-2017/), colhidas

em 16 de Junho, 2020.

Marcos F. Bomfim

Pastor Marcos F. Bomfim é o diretor do Ministério de Mordomia na Conferência Geral dos Adventistas do Sétimo Dia em Silver Spring, Maryland, Estados Unidos.