REPARADORES DE BRECHAS

 O POVO DE DEUS NO FIM DOS TEMPOS[1]

“Vocês reconstruirão as antigas ruínas, levantarão os fundamentos de muitas gerações e serão chamados de ‘Reparadores de brechas’ e ‘Restauradores de veredas’” (Is 58:12)

Por tudo o que está acontecendo no mundo, podemos ver que estamos vivendo no fim dos tempos. Tal como uma roupa qualquer, o mundo está envelhecendo, e a sociedade, se desintegrando. Há uma perda do sentido de urgência por parte de muitos em relação à segunda vinda de Cristo. Hoje, quero falar diretamente ao seu coração. Quero pedir que você assuma a tarefa dada por Deus de alinhar nosso povo com as instruções celestiais trazidas pela Bíblia e pelo Espírito de Profecia. Estamos prontos, hoje, para terminar Sua obra? Eu creio que Deus está nos preparando para os dias finais. Creio que Ele derramará o Espírito Santo. É por isso que clamamos por reavivamento, reforma, humildade e arrependimento, colocando-nos diretamente sob a orientação de Deus.

De que maneira Deus quer que vivamos em momentos graves como esses, que antecedem o breve retorno de Cristo? Como adventistas do sétimo dia humildes e fiéis qual tem sido o nosso papel na proclamação e no estilo de vida em meio a este mundo caótico?

Isaías 58 ousadamente nos dá a chave para o cumprimento do nosso papel e do nosso ministério no final dos tempos. Essa chave desvenda a nossa condição de carência espiritual bem como o nosso papel dinâmico designado pelo próprio Deus para estes últimos dias da história da Terra. A introdução apresentada no versículo 1 é direta e imponente. Deus quer que soemos o alarme, começando dentro da Sua igreja e depois para o mundo inteiro.

O livro Beneficência Social, uma compilação dos escritos de Ellen G. White, destaca o tipo de ministério que trará vida às igrejas mencionado em Isaías 58:

A obra do evangelho deve ser promovida por meio de nossa liberalidade bem assim de nossos labores. Quando encontrardes almas sofredoras necessitando auxílio, dai-lho. Quando achardes os que estão famintos, alimentai-os. Assim fazendo estareis trabalhando nas linhas do ministério de Cristo. O santo trabalho do Mestre era um trabalho de benevolência. Que nosso povo em todos os lugares seja encorajado a tomar parte nele.[2]

Além disso, os primeiros versículos de Isaías 58 apontam a transgressão de alguns membros da igreja. Os versículos 2 e 3 falam sobre pessoas que estão absortas em suas tentativas sem sentido de adorar artificialmente a Deus. O versículo 4 mostra Deus reprovando-as por sua aparente piedade e pelo jejum hipócrita, dizendo-lhes que estão realmente envolvidas em tirar vantagem umas das outras, debatendo, discutindo e, finalmente, brigando com os outros. No versículo 5, Deus faz a pergunta: “Será este o jejum que escolhi?” Deus está dizendo: “Por que você finge que Me ama e, ao mesmo tempo, fere os seus semelhantes?”

No versículo 6, Deus está dizendo: “Não seja autocentrado, egocêntrico, egoísta ou individualista. Cuide dos que estão ao seu redor. Ajude as pessoas que estão acorrentadas a hábitos horríveis. Traga alívio para aqueles que estão sobrecarregados com fardos. Ajude os que estão escravizados a se tornarem livres pelo poder de Cristo. Remova as circunstâncias dolorosas que impedem as pessoas de alcançar seu pleno potencial. Se você tem comida, compartilhe. Se você tem um teto sobre sua cabeça, compartilhe. Se você tem roupas, compartilhe. Pare de fingir que Me conhece. Mostre que você realmente Me conhece fazendo algo por seus semelhantes”, conforme nos é dito em Beneficência Social, página 30.

Devemos seguir o exemplo de Cristo. Em Seu abrangente ministério, que era um reflexo da Sua justiça, Ele ajudou as pessoas nos aspectos físico, mental, social e espiritual. Seu ministério envolvia ensinar as verdades eternas e colocá-las em prática, tirando as pessoas da degradação para que vissem o que Ele queria para elas: a vida eterna. A aplicação prática da nossa aceitação da verdade divina é o que, de uma maneira profunda, revela aos que estão ao nosso redor que conhecemos a Jesus. Isso significa que devemos simplesmente pregar um evangelho social? Em absoluto.

Devemos proclamar, com o poder do Espírito Santo, as mensagens espirituais e proféticas dos três anjos de Apocalipse 14 e a mensagem do quarto anjo de Apocalipse 18. A aplicação prática dessas profundas mensagens proféticas é vista nas coisas tangíveis que Ele faz por meio de nós, cumprindo, assim, o ministério de Cristo. As pessoas anseiam por ver o amor de Deus demonstrado de maneira prática em nossa vida, uma vez que fomos redimidos pelo sangue do Cordeiro, que guardamos os mandamentos de Deus e que temos a fé em Jesus. Quando virem o amor altruísta de Deus manifestado em nossas vidas como um testemunho prático, eles perguntarão por que agimos dessa maneira. Eles serão levados ao pé da cruz, à maravilhosa graça de Cristo e ao Seu poder transformador.

De volta ao nosso texto: o versículo 8 explica o resultado dessa aplicação prática do maravilhoso evangelho eterno de Deus. Os versículos 9 e 10 proclamam:

1. Invocaremos o Senhor, e Ele responderá, dizendo: “Eis-Me aqui”.

2. Se removermos o fardo pesado que colocamos sobre os outros com nossas críticas e mexericos, e se pararmos de apontar o dedo e de criticar os outros, mas sim ajudá-los com suas necessidades, então uma luz como a do meio-dia surgirá na escuridão.

O versículo 11 indica que, como resultado,

1. O Senhor nos guiará continuamente;

2. Ele satisfará espiritualmente nossa alma na seca espiritual;

3. Ele fortalecerá os nossos ossos;

4. Por causa de nossa ligação com Ele, a Água Viva, floresceremos como um jardim regado com uma fonte de águas que nunca secam.

O versículo 12 nos conclama para:

1. Reconstruir as antigas ruínas;

2. Levantar os fundamentos do passado;

3. Que cada um de nós seja chamado de “reparadores de brechas” e de “restauradores de veredas para que o país se torne habitável”.

Ellen G. White nos diz: “À tarefa de reivindicar os mandamentos de Deus e reparar a brecha que foi feita na lei de Deus, devemos acrescentar compaixão à humanidade sofredora. [...] O amor revelado pela humanidade sofredora dá sentido e poder à verdade. Somente pela manifestação de interesse altruísta pelos que estão em necessidade é que podemos dar uma demonstração prática das verdades do evangelho”.[3]

Deus nos chama para reparar as brechas, restaurar a Santa Palavra de Deus e, assim, mostrar ao mundo o que Deus pretende fazer em cada vida por meio do poder sobrenatural, transformando nossos corações de pedra em corações de carne, glorificando assim a Deus e trazendo uma piedade prática para como os que precisam conhecê-Lo. Deus nos chama para exaltarmos a Palavra de Deus, Sua verdade e lei eternas. Respondamos ao Seu chamado. Sejamos “reparadores de brechas”.

Versão resumida do sermão pregado por Ted N. C. Wilson no Concílio Anual da AG de 2022.

(Adicione código QR que leve ao vídeo do sermão completo: https://www.youtube.com/watch?v=P91YzAXSbJc&t=7282...)


“Que privilégio incrível é apoiar fielmente a mordomia fiel na igreja de Deus durante estes últimos dias da história da Terra. O uso dedicado do nosso tempo, talentos, habilidades e recursos pode ser muito útil para ‘reparar as brechas’ de uma compreensão mais completa das bênçãos do sábado como também da compreensão mais completa de Isaías 58, com sua forte ênfase no Ministério Abrangente da Saúde. Deus chama todos nós para nos envolvermos no trabalho missionário prático por outros, mostrando assim o poder e a eficácia da Sua preciosa mensagem do evangelho. Ao vivermos de maneira prática os princípios espirituais e eternos da Palavra de Deus, daremos ao Espírito Santo a oportunidade de trabalhar maravilhosamente por nosso intermédio, mostrando as bênçãos restauradoras do sábado e a obra do Ministério de Saúde Abrangente. O compromisso espiritual de usar plenamente nosso tempo, talentos e recursos produz um potencial maravilhoso para que Deus possa trazer reavivamento, reforma, humildade e arrependimento ao apontarmos Cristo e Sua breve vinda para as pessoas. A mordomia cristã é um instrumento nos planos de Deus para trazer as três mensagens angélicas e, particularmente, a mensagem do terceiro anjo, à medida que nos aproximamos do retorno do Senhor”.

Pastor Ted. N. C. Wilson


[1] Para sermão completo do Pastor Ted Wilson ver: https://www.youtube.com/watch?v=P91YzAXSbJc&t=7282...

[2] Ellen G. White, Beneficência Social (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, ), p. 29.

[3] Ibid., p. 32.

Ted N. C. Wilson