Lições de 2 Reis 4:2-7

Sair da Dívida

Feliz Ano Novo! Se você é como nós na Anchored Advisory Services (Serviços de Consultoria Ancorados), você tem o prazer de deixar 2020 para trás e virar uma nova página. O início do ano sempre oferece uma oportunidade para resoluções de ano novo. Este artigo se concentra na resolução de reduzir a dívida. A questão da dívida é importante; ficou demonstrado que os indivíduos que têm dívidas são mais propensos a ter problemas de saúde mental (Mental Health Foundation, 2020).

O início de 2021 está cheio de incertezas. A maioria das pessoas está entrando no ano novo sobrecarregada de dívidas e enfrentando perspectivas de emprego limitadas e bloqueios globais. O desemprego em aumento e o aumento da dívida são mais preocupantes. Setenta e sete por cento dos adultos nos Estados Unidos sofrem de ansiedade financeira, com 45% se preocupando principalmente com dívidas (White, 2020). Embora as estatísticas apontem para um futuro sombrio, há esperança. Aqui estão alguns indicadores para uma gestão eficaz da dívida com base em 2 Reis 4:1-7 (NIV).

Reconheça sua situação: Entenda com o que você está lidando. A viúva nesta passagem bíblica estava perfeitamente ciente de que sua fonte de renda tinha secado quando disse: "meu marido está morto" (versículo 1). Ela estava em dívida e estava em risco de perder seus bens mais valiosos (seus dois filhos) para o credor. "O primeiro passo é admitir a si mesmo que você tem problemas financeiros" (Mountain & Jones, 2020, p. 2) Você precisa entender seus recursos e"o que você deve e a quem deve" (Snyder, 2020, p. 2).

Entenda por que você está endividado: Entender a causa da dívida é importante, pois isso direciona o comportamento para a causa raiz. No caso da viúva, seu marido a deixou com dívidas, e ela não tinha nenhuma fonte de renda. A dívida tem muitas causas, incluindo "decisões impulsivas do consumidor" (Majamaa, etal, 2019, p. 241); e falta de aconselhamento independente e conhecimento financeiro, bem como renda insuficiente para cobrir as despesas de vida (OECD, 2016). Um estudo italiano revelou que as famílias de baixa renda "têm maior probabilidade de estarem superendividadas” (Cavalletti, etal, 2020, p. 760). A Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômicos (OCDE) destaca especificamente as causas decorrentes da falta de conhecimento e sugere que a dívida pode ser reduzida fechando a lacuna de conhecimento.

Procure ajuda: A viúva procurou ajuda. Você precisa dar o primeiro passo e entender que você não pode resolver esse problema sozinho. Dependendo da sua localização, existem serviços gratuitos de aconselhamento sobre dívidas que podem estar disponíveis para você. A viúva escolheu ir a um profeta, alguém com conhecimento em quem ela podia confiar.

 Conheça os recursos disponíveis para você: Faça um inventário de seus bens, posses e talentos. O que está ao seu alcance? Não subestime o valor do que você tem, mesmo que seja apenas um "pequeno frasco de... óleo" (verso 2). Isso pode ser seu tempo, saúde, força física, terreno, talento, etc. Snyder (2020) sugere que um comerciante pode prestar serviços e negociar um aluguel reduzido.

 Encontre atividades geradoras de renda: Dada a já mencionada conexão entre baixa renda e endividamento, a renda crescente, embora desafiadora, fornece uma solução mais sustentável para atender às necessidades básicas. A Bíblia defende o trabalho duro e a desenvoltura. Qual é a necessidade em sua comunidade que você pode satisfazer em troca de pagamento?

 Procure recursos em sua comunidade que são subutilizados: A viúva foi instruída assim: "Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos " (versículo 3). Sua comunidade pode ter, por exemplo, uma horta comunitária onde você pode cultivar vegetais para comer, vender e congelar para o inverno.

 Planeje e siga em frente: A dívida envolve formular um plano e concentrar seus esforços em fazer o trabalho árduo muito necessário. "Os planos do diligente levam certamente à abundância, mas todo aquele que se precipita só quer" (Pv 21: 5, NRSV). De acordo com Mountain e Jones (2020), a redução da dívida não é fácil ou rápida, requer tempo e paciência. Se você se comprometer a fazer da redução da dívida uma prioridade, terá sucesso.

O valor do planejamento/orçamento não pode ser sobrestimado. Fazer orçamento ajuda a compreender para onde vai seu dinheiro e permite que você direcione seus gastos (Kiplinger's Personal Finance, 2016); ajuda a otimizar oportunidades e libera dinheiro para poupança (OECD, 2016); "o planejamento controla a dívida e a falta de planejamento contribui para a dívida " (Bird, etal, 2014, p. 685, 686).

Lembre-se de planejar o fim da vida. Por que deixar seus dependentes lutando com suas dívidas?

 Envolva sua família: Trabalhar junto com sua família e com aqueles que dependem de você. A situação da sua dívida tem um impacto negativo direto sobre eles. Eles precisam fazer parte da solução. Os filhos da viúva trouxeram as vasilhas. É importante que você tenha um plano/orçamento familiar que todos vocês trabalham juntos para colocar em prática.

A viúva foi instruída: "Depois entre em casa com filhos e feche a porta" (versículo 4). O que isso significa? Sair das dívidas é um trabalho duro. Vocês precisam se reunir e se concentrar no plano que estão implementando. Não adquira mais dívida. Feche a porta para distrações dispendiosas. Mais importante, proteja sua privacidade.

Assuma a responsabilidade por mudar sua situação: A viúva trabalhou para eliminar dívidas. Evite soluções rápidas. Geralmente, não há pistas rápidas para sair da dívida. A OCDE observa que "é importante que todos tenham conhecimento, habilidades e atitudes para melhorar seus resultados financeiros e bem-estar"(OECD, 2016, p. 59).

 Seja metódico: A viúva seguiu passos lógicos. Ela (1) avaliou sua situação; (2) pediu ajuda a um especialista e pediu a participação de seus filhos; (3) juntou vasilhas; (4) fechou a porta e trabalhou para encher os recipientes com óleo; (5) perguntou sobre os próximos passos; (6) e vendeu o óleo. Identifique as etapas sequenciais e torne-as parte do plano. Esforce-se por objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com limite de tempo (SMART) (Haughey, 2014).

Continue a consultar as pessoas certas enquanto toma medidas para executar seu plano; quando o azeite parou de fluir, a Viúva estava pronta para o próximo passo e procurou orientação.

Use a renda para pagar dívidas: A viúva foi instruída: "Pague suas dívidas. Você e os seus filhos podem viver com o que sobrou”. A dívida é um problema sério. O mutuário é "servo" do credor. Embora você não esteja literalmente morrendo de fome, você deve priorizar o pagamento da dívida. Além do custo do financiamento da dívida (juros), os muitos fatores de estresse e problemas de saúde associados à dívida fazem com que você se concentre em pagar suas dívidas. Seja frugal. Quando sua dívida for paga, você pode viver mais confortavelmente. Ser frugal é validado por Snyder (2020), que ecoa outros consultores financeiros que consideram a frugalidade como o "novo normal" (p. 2).

 Tenha fé: Dê um grande salto de fé juntamente com o esforço e veja o que Deus pode fazer por você. A viúva tinha fé em reunir o máximo de vasos que pudesse. Ela poderia muito bem ter dito: "Qual é o objetivo? Claramente este pouco de óleo não vai encher um único recipiente”.

Há várias publicações bem respeitadas cujas descobertas e conselhos dão credibilidade a essas lições bíblicas. Alguns dos conselhos mais abrangentes são fornecidos por Mountain e Jones (2020) e podem ser resumidos conforme mostrado no diagrama abaixo:

Alimento para reflexão: Você tem conhecimento para criar um orçamento? Fazer orçamento é uma "ferramenta de planeamento que cria oportunidade financeira e flexibilidade futura" (Snyder, 2020, p. 689). O aumento do conhecimento financeiro resulta na redução da pobreza e no aumento da riqueza (Khalil, 2020). Por que não se comprometer hoje em buscar conhecimento e começar 2021 com um orçamento?

 Finalmente, abrace 2021! Viva com esperança. Planeje, aja e deixe Deus fazer o resto.

" Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema; eu o ajudarei" (Isaías. 41: 13, NVI).

 

Referências

Bird, C. L., Sener, A., & Coskune, S. (2014). Visualizing financial success: planning is key. International Journal of Consumer Studies, 684-691.

Cavalletti, B., Lagazio, C., Lagomarsino, E., & Vandone, D. (2020, June 20). Consumer debt and financial frugality: Evidence from Italy. Journal of Consumer Policy(43), 747–765.

Haughey, D. (2014, Dec 13). A brief history of SMART goals. Retrieved from https://www.projectsmart.co.uk/brief-history-of-smart-goals.php

Khalil, M. (2020). Financial citizenship as a broader democratic context of financial literacy. Citizenship, Social and Economics Education, 1-14.

Kings James Bible. (n.d.). Retrieved from https://www.kingjamesbibleonline.org

Kiplinger's Personal Finance. (2016). Build Wealth for a Lifetime. Just starting out? Raising a family? Getting ready to retire? Whatever your age, follow our moves for tending your finances and you’ll reap big rewards. Washington: Kiplinger's Washington Editors Inc.

Majamaa, K., Lehtinen, A., & Rantala, K. (2019). Debt judgments as a reflection of consumption-related debt problems. Journal of Consumer Policy, 223-244.

Mental Health Foundation. (2020, May 1). The COVID-19 pandemic, financial inequality and mental health. Mental Health in the Pandemic Series, p. 16.

Mountain, T. P., & Jones, W. P. (2020). Getting out of debt. Virginia Cooperative Extension.

OECD. (2016). OECD/INFE International survey of adult Financial Literacy competencies. Paris: OECD.

Snyder, D. (2020, Jun). Beat the budget blues. Money (Australia Edition)(234), 8.

White, A. (2020, Oct 30). 77% of Americans are anxious about their financial situation—here’s how to take control. CNBC Select.

 

 

 

 

Jenipher Chitate

Featured Articles