(OFERTA PLANEJADA) De Primeiro Deus a Sempre Deus

SEMPRE CORRA PARA COMPLETAR A PROVA

“Vários atletas correm, mas apenas um vence” (1Co 9:24, A Mensagem).

Nós mostramos que passamos da morte para a vida quando procedemos como fiéis mordomos da graça de Deus. Deus nos concedeu os Seus bens; deu-nos Sua palavra empenhada de que, se formos fiéis em nossa mordomia, depositaremos no Céu tesouros que são imperecíveis” (Ellen White, Mente, Caráter e Personalidade, v. 1, p. 242).

Jesus é o dom planejado dado por Deus mesmo antes de nosso mundo ter sido criado, mesmo antes da necessidade de salvar nosso mundo do pecado. Jesus é o Cordeiro “que foi imolado desde a criação do Universo” (Ap 13:8, KJA). “Porquanto, Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. E, em seu amor, nos predestinou para sermos adotados como filhos, por intermédio de Jesus Cristo, segundo a benevolência da sua vontade” (Ef 1:4, 5, KJA).

Alguma vez você pensou sobre onde estaria como ser humano se Jesus, o primeiro e o melhor dom planejado, tivesse nascido e não cumprido a vontade de Deus? Jesus nasceu com o propósito expresso de morrer. Jesus foi fiel à missão de Sua vida e completou Seu propósito de vir ao mundo para livrar o universo da maldição do pecado. Jesus sempre é fiel. Jesus correu para ganhar. Jesus correu de forma a conquistar nossa liberdade de escolher novamente a vida.

“Estou aqui para terminar”

“Em 1968, quatro atletas foram enviados pela África Oriental à cidade do México em busca da primeira medalha olímpica da Tanzânia. Embora nenhum deles tenha voltado com uma medalha de ouro, prata ou bronze, o nome de um homem, John Passohen Akhwari, permanece até hoje como fonte de inspiração a incontáveis atletas e fãs em seu país e ao redor do mundo.

“Akhwari, determinado a melhorar sua classificação durante a corrida da Maratona, trombou com outros atletas, perto da metade da corrida, caiu e sofreu um corte grave e torção do joelho direito, bem como ferimento no ombro.

“Akhwari foi aconselhado a abandonar a corrida; na verdade, 18 dos 75 atletas que estavam alinhados para a corrida deixaram de completá-la, mas a coragem e o orgulho se sobrepuseram à dor intensa que ele sofria. Depois de ser tratado e receber uma bandagem no joelho pela equipe médica, o tanzaniano decidiu continuar a corrida e terminar o que havia começado.

Quando todos os demais já haviam concluído a corrida, Akhwari estava se esforçando em um distante último lugar.

“Ao escurecer e a multidão saia do Estádio Olímpico Universitário, uma figura solitária enveredou pelos 800 m finais de sua jornada. As equipes de televisão correram para capturar o momento em que Akhwari passou pela linha de chegada.

“Quando perguntado por que perseverou em circunstâncias tão aflitivas, Akhwari proferiu uma das frases mais memoráveis e inspiradoras da história dos jogos: ‘Meu país não me enviou 8.000 km de distância para começar a corrida’, ele disse. Eu fui enviado para completar a prova’”.

(Assista ao vídeo de Akhwari cruzando a linha de chegada, postado no fim deste artigo.)

Deus não pôs cada ser humano na Terra apenas para nascer. Deus deu a cada um uma missão a ser completada e, quando essa tarefa é fielmente cumprida, há apenas um breve sono até a vida eterna. Deus deseja que concluamos fielmente a corrida da vida. Uma vida fiel é aquela em que Deus sempre é o centro do foco. Seguir a vontade de Deus é o propósito que rege a vida do mordomo fiel.

O foco da Oferta Planejada e serviço de confiança é incentivar cada membro adventista do sétimo dia a ter um plano que honre a Deus; um plano que transmita sua fé, valores e posses à próxima geração de mordomos fiéis; um plano que lembre a missão de Deus para alcançar o mundo para Jesus. Cada membro pode se envolver no planejamento para a glória de Deus.

Nas corridas de atletismo, na cidade de Corinto, o apóstolo Paulo observou que apenas uma pessoa ganhava o prêmio.

Devido à fidelidade de Jesus Cristo, todos que correm até alinha de chegada receberão o prêmio da vida eterna. Esse é um prêmio que não perece ou murcha, mas um que durará pela eternidade. Todos os que fielmente concluem a corrida da vida ouvirão as palavras de Jesus: “‘Vinde, abençoados de meu Pai! Recebei como herança o Reino, o qual vos foi preparado desde a fundação do mundo’” (Mt 25:34, KJA).

Desejo ter Deus em primeiro lugar em minha vida, com todos meus planos honrando a Ele. Desejo seguir a vontade de Deus para minha vida e em cada assunto ser fiel mordomo até o fim, tendo sempre Deus dirigindo meus planos. Convido-o a fazer de Deus o primeiro, Deus sempre, no comando de sua vida.

1
https://www.olympic.org/athlete365/news/tanzanias-most-inspirational-athlete/

2https://www.youtube.com/watch?v=nlfMogR7ZnI

DENNIS CARLSON

Dennis R. Carlson é o diretor do Planned Giving e Trust Services da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia, Silver Spring, Maryland.