Responda rapidamente: o que você pensa ao ver a palavra “Tasmânia”? Talvez você se lembre do demônio da Tasmânia, um marsupial carnívoro da família Dasyuridae, notoriamente representado pelo icônico personagem da Looney Tunes que sempre tenta, em vão, obter vantagem sobre o coelho Pernalonga. Mas a Tasmânia tem muito mais do que isso.

A Tasmânia é uma grande ilha localizada na costa sudeste da Austrália. O primeiro não-indígena conhecido a topar com a Tasmânia foi o explorador holandês Abel Tasman, em 1642, que deu o nome à ilha. A Tasmânia tem um clima temperado relativamente frio, comparável talvez ao da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, ou ao sudeste do Canadá.

Os adventistas do sétimo dia estão presentes na Tasmânia desde 1887, quando dois colportores evangelistas percorreram a cidade de Hobart com cópias do livro Thoughts on Daniel and the Revelation (Pensamentos Sobre Daniel e o Apocalipse), de Urias Smith. A Igreja Adventista do Sétimo Dia na Tasmânia foi organizada em 1900, quando foi reconhecida como Missão. Em 1901, passou a Associação. Em 30 de junho de 2020, a Associação da Tasmânia compreendia 1.258 membros adorando, servindo e doando em 11 igrejas.

Embora a igreja da Tasmânia seja numericamente pequena, ela é forte em espírito e generosidade, como demonstra o seu desempenho em termos de dízimos devolvidos e ofertas dadas durante a crise do Covid.

A devolução do dízimo sempre foi um termômetro espiritual e um fenômeno econômico. É um reflexo da nossa situação espiritual, tanto como indivíduos quanto como grupo corporativo, porque Deus demonstra Sua confiança em nós ao colocar Seus recursos em nossas mãos para que os administremos.

O gráfico abaixo demonstra que os dízimos na Tasmânia aumentaram dramaticamente. Em 2020, um ano afetado pelo Covid-19, a fidelidade dos membros foi evidenciada mediante um aumento de 17,77% em relação ao ano anterior. Isso permitiu que mais pessoas fossem empregadas, tanto no campo quanto na administração.

No que diz respeito às ofertas, vemos um quadro alarmante emergindo em todo o mundo, com um declínio significativo nas ofertas em 2020. No entanto, esse não foi o caso da Tasmânia. Apesar das expectativas, as ofertas em nossa Associação, como um todo, aumentaram 45,25% em relação ao ano anterior, com incrementos importantes no apoio à ADRA, nas ofertas da Escola Sabatina, nas ofertas de sacrifício anual, nas ofertas para o campo missionário e para o orçamento para missões mundiais, para citar apenas alguns.

De acordo com Cosmin Dan-Marica, diretora financeira da Associação da Tasmânia, “Não sabemos exatamente por que nossas ofertas aumentaram tanto em 2020. Mas meu coração ficou tocado quando a Mesa da Associação, ao ver que Deus tem abençoado com tamanho aumento dos dízimos, votou doar $10.000 para a Oferta do Orçamento da Missão Global, que dá suporte aos salários dos missionários em todo o mundo”.

Dan-Marica atribui parte desse aumento ao trabalho dos tesoureiros das igrejas, que muitas vezes arrecadavam os dízimos e as ofertas durante as visitas que faziam às casas dos membros quando as igrejas estavam fechadas por causa das restrições impostas pelo confinamento na Tasmânia. Ela prossegue dizendo: “Sei que Deus foi honrado por seus esforços e somos gratos a eles”.

Esse foi também um momento importante para que ficasse demonstrada a utilidade e a eficácia do sistema de doações online desenvolvido pela Divisão do Pacífico Sul (DPS) há vários anos. Mesmo aquelas pessoas que antes eram tímidas em relação à tecnologia começaram a fazer suas doações online por meio do site e do aplicativo desenvolvido especialmente para esse fim. De acordo com Dan-Marica, “Isso foi uma verdadeira bênção, e gostaríamos de agradecer à DPS pelos esforços envidados no desenvolvimento da plataforma de doação online. O ano de 2020 reiterou para nós a firme convicção de que esta é a igreja de Deus e que as finanças e recursos fluirão como Ele achar melhor. A Ele seja todo o louvor e a glória”.

Rajko Celic, pastor em Mort West Tasmania, escreve que a fidelidade dos membros resultou em tantas bênçãos para a igreja que eles foram capazes de fazer melhoramentos há muito necessários nas instalações da igreja para servir melhor as suas comunidades. “Por exemplo, durante algum tempo, os membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Ulverstone conseguiram arrecadar fundos adicionais para reformar a cozinha da igreja. Foi um grande esforço para uma igreja de tamanho médio. Os membros foram generosos e apoiaram o projeto, continuando a devolver fielmente os dízimos ao Senhor. Glória ao Senhor. Deus é bom”.

O pastor David Leo ficou surpreso e satisfeito ao descobrir que “apesar dos desafios de conduzir a igreja online, os dízimos e ofertas nas igrejas de Devonport e Deloraine se mantiveram consistentes e até aumentaram. A maioria dos membros da nossa igreja não estava muito familiarizada com a doação online. Eles, então, se organizaram para que os seus dízimos fossem entregues no prédio da igreja, onde um dos nossos diáconos e tesoureiros coletavam o dinheiro. Quando os membros não conseguiam ir à igreja, o diácono e o tesoureiro os visitavam em suas casas. Nossos membros foram fiéis em guardar seus dízimos e ofertas para devolvê-los para Deus. Essa foi uma forte indicação de que as pessoas desta associação são resilientes e acreditam em nosso Deus, Aquele que nos dará tudo o que precisamos de acordo com as Suas riquezas e glória, por nosso Senhor Jesus Cristo”.

Sem dúvida, todos nós enfrentamos desafios no último ano, tanto corporativamente quanto como indivíduos. Alguns desses desafios foram de ordem econômica. Outros foram emocionais ou espirituais. No entanto, o exemplo da Tasmânia é uma evidência de que Deus ainda zela por Seu povo fiel e que Ele quer que sobrevivamos e prosperemos, se confiarmos Nele e em Suas promessas.h

[Pull Quote]

O ano de 2020 reiterou para nós a firme convicção de que esta é a igreja de Deus.

A nação insular da Melanésia, Fiji, fica no Pacífico Sul, a cerca de 2.000 quilômetros ao norte da Nova Zelândia. Consiste em aproximadamente de 330 ilhas, formadas principalmente como resultado de atividades vulcânicas. Destas, 110 são habitadas. Oitenta e sete por cento da população do país de 887 mil habitantes vive nas duas ilhas principais, Viti Levu e Vanua Levu.

A obra adventista em Fiji teve início em de 3 de agosto de 1891, quando o navio missionário Pitcairn aportou na capital, Suva. Dedicados missionários trabalharam em Fiji durante o meio século seguinte, fazendo trabalho médico, fundando instituições educacionais e suprindo as necessidades espirituais de pequenos grupos de crentes. Hoje, a Missão Fijiana consiste de 28.075 membros que adoram e servem em 166 igrejas. Os adventistas do sétimo dia de Fiji hoje estão enfrentando e vencendo o desafio de uma pandemia global, como você verá.

Fiji entrou em confinamento pelo Covid-19 em março de 2020, quando o vírus chegou e começou a se espalhar. Igrejas, escolas e empresas foram fechadas para deter e conter o surto. Após um mês, percebemos que os confinamentos e outras restrições permaneceriam em vigor dentro de um futuro previsível. Os cultos e outros tipos de reuniões públicas permaneceram proibidos, e logo começamos a sentir o impacto financeiro disso. Os dízimos e ofertas das congregações locais diminuíram. A liderança da Igreja cumpriu e revisou orçamentos, tendo que realizar cortes no pagamento de toda a força de trabalho denominacional. Durante essa fase, porém, o Senhor demonstrou a Sua fidelidade.

O Senhor nos preparou para isso com bastante antecedência. O apoio financeiro da nossa Divisão/União permitiu que a Missão Fiji exibisse programas de rádio e de televisão sem nenhum custo, o que se revelaria uma virada de jogo para nós. Os programas de evangelismo público e os cultos já planejados foram modificados para que pudessem ser realizados virtualmente. Isso nos permitiu alcançar os nossos membros e o público em geral de novas maneiras. A Hope TV teve acesso a uma plataforma governamental aberta, permitindo-nos levar o evangelho a todos os lares. O programa de TV Our Hope at Home (Nossa Esperança em Casa) vai ao ar todos os sábados, estando presente também na Internet 24 horas por dia. Programas em idiomas locais foram postados no YouTube e em outras plataformas de mídia social, ampliando bastante o nosso alcance.

Os programas online e virtuais tocaram o coração de muitos fijianos e possibilitaram aos membros fiéis devolverem o dízimo generosamente e darem ofertas para a missão. Em setembro de 2020, pudemos reavaliar o nosso orçamento novamente, e pudemos reembolsar os cortes salariais da nossa força de trabalho. Deus nos mostrou que Ele é fiel mesmo durante bloqueios e pandemias. Louvamos a Deus por Sua fidelidade; A Missão Fiji registrou o dízimo mais alto de sua história em 2020. A Missão Fiji até abriu uma Clínica Hope na cidade de Suva durante a pandemia, sem perdas financeiras.

Os desafios continuam, mas Deus tem sido fiel. Mesmo em meio às crises, Deus encontra pessoas e recursos para continuar Seu trabalho. No momento em que escrevo este artigo, Fiji está em sua sexta semana de confinamento e estamos enfrentando nossa segunda onda do vírus. Nossas experiências em 2020 nos ensinaram muitas lições. Não precisamos rever o nosso orçamento, mas estamos atentos. Até agora, não sentimos necessidade de implementar novos cortes salariais. Continuamos a confiar no Senhor e em Sua fidelidade.

Nosso Deus é bom e maravilhoso!

Contribuidores:

Cosmin Dan-Marica, diretora financeira da Associação da Tasmânia, Tasmânia, Austrália.

Raiko Celic, pastor da igreja de Mort West, Tasmânia, Austrália.

David Leo, pastor das igrejas de Devonport e Deloraine, Tasmânia, Austrália.

Apisalome Seru, diretor financeiro da Missão Fiji, Suva, Fiji.