Quanto você sabe sobre as vantagens do Plano de Ofertas Combinadas (POC)? Se você for um líder da igreja, você pode testar seu conhecimento ao responder às seguintes perguntas antes de ler as respostas:

1. Quão ampla é a adoção do POC pelos campos Adventistas do mundo?

Resposta: Depois de ser votado na Reunião de Primavera de 2002 da Associação Geral, como o plano de ofertas recomendado para a igreja mundial, ele foi adotado por 11 das 16 divisões mundiais da Associação Geral e seus campos associados (a MENA o implementará em 2021).Duas outras divisões o implementaram em alguns de seus territórios (SPD e EUD). Logo, o POC já é praticado por mais de 90% da membresia adventista em todo o mundo.

2. Por que o POC foi introduzido e o que ele estava tentando prevenir?

Resposta: Talvez uma das maiores diferenças entre o POC e os outros planos está relacionado à abordagem educacional e promocional. Enquanto os outros planos usam um Calendário de Ofertas que promove diferentes projetos/destinos para as ofertas a quase cada semana, o desenvolvimento de uma mentalidade de “doação projetada” parece ser o resultado natural. E parece óbvio que essa abordagem de “doação projetada” está mais alinhada com uma mentalidade de captação  de recursos do que com a doação regular e sistemática promovida na Bíblia e no Espírito de Profecia.

Sob esse tipo de mentalidade de captação de recursos, instituições e ministérios com maior poder promocional (e orçamento) atrairiam uma parte significante dos recursos, enquanto outros, talvez igualmente importantes, mas com menos apelo promocional, passariam necessidade. Esse sistema desequilibrado geraria uma competição por fundos que frequentemente produz uma distribuição desigual de recursos. Nesse cenário, aqueles com menor poder promocional, como a igreja local, podem ser deixados de lado. Se as ofertas são principalmente dependentes da promoção do projeto, como nós financiaríamos, por exemplo, projetos missionários em áreas perigosas que não podem ser promovidos por motivos de segurança? Então o POC foi elaborado para corrigir não apenas a distribuição desequilibrada de fundos, mas também para enfatizar a doação regular e sistemática.

3. Por que o conceito de “promessa” é tão importante no POC?

Resposta: “Promessa” é um nome moderno para a oferta regular e sistemática, um conceito que é insinuado na Bíblia (Prov. 3:9, 10; Mal. 3:8) e mencionado muitas vezes nos escritos de Ellen G. White. É uma forma altamente espiritual de doar, porque é focada em louvas a Deus em resposta à Sua doação. Quando os membros se tornam “prometedores”, eles doam de acordo com o padrão bíblico, que é depois de cada renda ou aumento recebido.

4. Qual é o significado das palavras “regular” e “sistemático” como aplicadas às ofertas (promessa) no POC?

Resposta: A oferta “prometida” pode ser considerada regular porque é dada depois de uma decisão em oração (“promessa”) de dá-la como um ato de louvor cada vez que o Senhor nos abençoa com uma renda ou aumento (Prov. 3:8-10).Então a regularidade é baseada não em alguma promoção de projeto, mas na frequência das bênçãos financeiras. Assim, a motivação primária para a doação não é baseada em necessidades ocasionais no campo, conhecimento de bons projetos, chamados do púlpito, propaganda de missão ou em emoções agitadas. Pelo contrário, nós damos com base em uma decisão firme e grata de devolver a Deus, após uma percepção de que Ele não apenas Se ofereceu por nós, mas também está provendo por nossa manutenção regularmente. É Ele quem sempre dá primeiro, e o nosso dar deve ser simplesmente uma resposta ao Seu dar. A oferta “prometida” também pode ser considerada sistemática porque é dada não em uma quantia aleatória, mas proporcional. Ela é dada como uma porcentagem previamente determinada (“prometida”) de cada renda ou aumento, sem a necessidade de qualquer apelo. Resumindo, sob o POC, a motivação primária para doar muda de promoções de projetos, apelos, necessidades financeiras da igreja ou simpatia por um obreiro/projeto para louvor a Deus por Suas bênçãos! E essa é uma mudança significativa em termos de mentalidade.

5. Como o POC afeta a promoção da doação na igreja local?

Resposta: A promoção das ofertas sob o POC vai focar principalmente no reconhecimento de bênçãos financeiras. As necessidades da igreja e os projetos missionários podem ser promovidos depois disso. Ele promoverá a coleta de ofertas como um ato importante de louvor, em vez de um ato de caridade ou filantropia. O Senhor se torna o centro das ofertas e recebe toda a glória, e não o ofertante.

6. Que princípio motivou o desenvolvimento do sistema POC de distribuição de fundos?

Resposta: O sistema POC de distribuição foi baseado nas três instâncias geográficas especificadas por Jesus como prioridades evangelísticas para aqueles que receberiam o Santo Espírito. Em Atos 1:8, Jesus nos falou para sermos testemunhas não apenas localmente (“Jerusalém), mas também regionalmente (“Judeia e Samaria”) e internacionalmente (“confins da terra”). Então esse sistema de distribuição foi criado para dar provisão financeira equitativa para todas essas três instâncias.

7. Como as ofertas regulares e sistemáticas não atribuídas são distribuídas sob este plano?

Resposta: A distribuição das ofertas não atribuídas, coletada em qualquer dia ao longo do ano, seguem o mesmo padrão: 50-60% para esforços missionários (igreja local); 20-30% para iniciativas missionárias regionais (missão/associação, união, divisão) e 20% para projetos missionários internacionais (Orçamento Mundial da Associação Geral).

8. Por que é recomendado que o Orçamento Mundial (que provê para a missão mundial) receba apenas 20% das nossas ofertas, enquanto a igreja local recebe 50-60% delas?

Resposta: A igreja local (missão local) recebe uma porcentagem maior porque há comparativamente menos pessoas participando em seu apoio financeiro (geralmente apenas os membros da igreja local).Como o componente mais importante da estrutura missionária da igreja, a igreja local deve ser mantida cuidadosamente porque é nela que novos membros são gerados e nutridos. Na verdade, todos os ministérios, departamentos e a estrutura administrativa da igreja existem para apoiá-la, e se a igreja local não for cuidadosamente sustentada, todo o resto da estrutura da igreja perderá seu significado e entrará em colapso. Por outro lado, onde quer que o sistema POC de distribuição for adotado e os membros forem encorajados a seguir o padrão acima (ver pergunta 7), 20% de suas ofertas missio - nárias irão para o Orçamento Mundial (que inclui Missão Global, Novo Tempo, ADRA, Rádio Novo Tempo etc.), gerando um fluxo ininterrupto de recursos disponíveis para nossas missões internacionais!

9. Apenas as ofertas soltas nas salvas são divididas de acordo com a distribuição POC?

Resposta: Todas as ofertas não atribuídas (tanto ofertas soltas quanto ofertas nos envelopes), feitas a qualquer momento ou dia da semana/ano, são divididas da mesma forma.

10. Por que o POC recomenda que membros façam ofertas não atribuídas? Os membros ainda podem designar uma oferta a projetos especiais em seus envelopes de dízimo?

Resposta: Mesmo que sob o POC os membros sejamrecomendados a fazer ofertas não atribuídas, eles ainda são livres para atribuir suas ofertas para quaisquer projetos ou destinos específicos de sua escolha. A vantagem de fazer ofertas não atribuídas é que elas vão todas para um fundo comum, do qual elas são equitativamente distribuídas, fornecendo uma fonte constante e equilibrada de fundos para todas as entidades, projetos missionários autorizados, instituições, ministérios, níveis administrativos e regiões do mundo da igreja. Por outro lado, ao atribuir a oferta a um ou mais projetos preferidos todas as outras necessidades de esforço missionário ficarão desatendidas.

11. O POC é contra novos projetos missionários?

Resposta: Não. É exatamente o oposto! O POC foi planejado para financiar projetos votados e orçados, velhos ou novos, em uma frequência mais regular e constante. Sob este plano, uma porcentagem estabelecida de qualquer oferta não atribuída que é coletada será direcionada a projetos missionários locais, regionais e internacionais.

12. As igrejas nos territórios do POC ainda podem coletar ofertas missionárias durante a Escola Sabatina?

Resposta: Sim. Todas as ofertas não atribuídas, coletadas a qualquer momento sob o POC, incluindo durante a Escola Sabatina são, em um elevado sentido, ofertas missionárias eserão distribuídas de acordo com o padrão mencionado na pergunta 7.De acordo com Jesus, nossos esforços missionários e, consequentemente, nossas ofertas devem cobrir instâncias missionárias locais, regionais e internacionais igualmente (Atos 1:8), possibilitando um crescimento equitativo.

13. Histórias/vídeos de missão podem ser apresentados durante a Escola Sabatina, antes da coleta das ofertas?

Resposta: Sim. Porém, depois de ouvir ou assistir às histórias de missão, os adoradores devem ser informados que de acordo com o sistema POC de distribuição, parte de suas ofertas não atribuídas coletadas naquele momento (e também em todos os outros momentos) serão automaticamente direcionadas ao projeto promovido.

15. Por que os membros sob o POC são recomendadosa doar para projetos especiais apenas “além” de suas ofertas regulares, sistemáticas e não atribuídas (promessa)?

Resposta: Porque dessa forma nós manteremos todo o corpo da igreja funcionando. Na verdade, assim como nós fazemos com nossos corpos físicos, é dever de cada membro da igreja manter o corpo inteiro de Cristo vivo, e não apenas partes preferidas do corpo. O Senhor planejou que nós fôssemos um exército organizado e não uma empresa dividida, atirando aqui e ali, cada um fazendo o que parece melhor a seus próprio ver. Como num exército vitorioso, nós devemos unir esforços contra alvos em comum. Juntos nós somos mais fortes, vamos mais longe, fazemos mais e mais rápido.

16. Por que os territórios do POC limitam seriamente campanhas promovendo ofertas especiais adicionais?

Resposta: Porque mesmo países e negócios não consideram esse um método sábio. Quase todos os países desenvolvidos e organizados coletam impostos e então distribuem os fun dos de acordo com o que foi orçado, em vez de exigir vários impostos especiais sempre que há uma necessidade. Como por meio do sistema de distribuição POC, todos os projetos autorizados e orçados e instituições são equitativamente e regularmente supridos, campanhas para ofertas especiais são vistas como drenagem de recursos e ameaça ao crescimento equitativo de toda a estrutura da igreja.

17. Ainda há alguma forma de promover ofertas especiais para novos projetos missionários?

Resposta: Sim. Novos projetos ou missões autorizadosainda devem ser promovidos, desde que os doadores sejam lembrados de que eles já estão doando para aqueles projetos quando fazem ofertas não atribuídas. Mas se, além disso, eles quiserem fazer uma oferta especial diretamente para esses projetos, o POC estabelece que os doadores sejam recomendados a fazê-lo apenas além de sua promessa (ofertas regulares, sistemáticas e não atribuídas).

18. Então como criamos campanhas promocionais pedindo doações para projetos especiais em um cenário POC?

Resposta: Geralmente campos/uniões/divisões votarão apenas um ou dois projetos especiais por ano para serem promovidos em todas as suas igrejas. Mas elas sempre serão promovidas como ofertas por vontade própria, além de sua “promessa” (oferta regular e sistemática).Eles devem ser sempre informados de que essas ofertas devem ser feitas além e não no lugar da “promessa”.

Sites de entidades/instituições da igreja ou mesmo ministérios podem promover doações especiais se elas adicionarem o que foi votado na Reunião de Primavera de 2002 aos materiais promocionais:

“A Reunião de Primavera de 2002 votou que quaisquer ‘apelos diretos à base de doadores adventistas do sétimo dia deverá incluir em seus materiais de doador uma afirmação da responsabilidade prévia do doador de louvar a Deus por meio do dízimo e do apoio regular da igreja por meio de ofertas sistemáticas’.” O texto também adiciona que “tal afirmação deve incluir uma declaração como: ‘Contribuições ao apelo devem ser além do devolvimento regular do dízimo e das ofertas sistemáticas por meio de sua igreja local’”.1

Por outro lado, pedidos ou campanhas para doações para projetos especiais que não mencionam essa cláusula “além da promessa” são geralmente recebidos por territórios do POC com grande suspeita e provavelmente não serão promovidos. O princípio de equidade estará em risco se membros forem encorajados a doar diretamente para alguns projetos sem mencionar que esses projetos já estão recebendo sua parte do sistema POC de distribuição. Essa prática desviará recursos de fundos que, de outra forma, apoiariam equitativamente a igreja em todas as suas instâncias, projetos e regiões

Quando a cláusula não é mencionada, geralmente é a igreja local que sofre mais. E se a igreja local é deixada sem recursos e acaba morrendo, o ministério drenando todos os recursos também perderá significado e morrerá. O princípio de Deus para o crescimento saudável da igreja não é a luta dos ministérios e a sobrevivência dos mais preparados, mas o amor e a consideração mútua. Desta forma, deve haver um cuidado vigilante por parte dos administradores de campos do POC para evitar qualquer competição por fundos e manter uma distribuição equilibrada deles, como proposto por este plano de ofertas.

19. O que devemos fazer se houver uma falta ocasional de meios em áreas/ministérios específicos que são apoiados por ofertas?

Resposta: Assim como nós sabiamente fazemos com nosso corpo físico, nós nunca deixamos o corpo todo com fome enquanto alimentamos um membro que está doente. Pelo contrário, todos nós sabemos que é de suma importância sempre nutrir o corpo todo, ainda mais quando há doença.

Então o seguinte pode ser feito em tempos de crise financeira:

1. Os membros devem ser primariamente ensinados a doar, não porque há uma necessidade ou crise, mas porque eles reconhecem que estão recebendo bênçãos de Deus. Eles devem doar por hábito, tão regularmente quanto estão recebendo suas rendas Dele.

2. Os membros devem ser educados a doar proporcionalmente, dando uma porcentagem regular toda vez que são abençoados. Essa porcentagem pode ser a mesma usada para o dízimo, menos que o dízimo ou mais que o dízimo (use os Cartões de Compromisso2).

3. Os membros devem ser ensinados do princípio de nutrir todo o corpo primeiro. Aplicado a ofertas, isso significa que uma ênfase especial deve ser dada sobre a importância de ofertas não atribuídas regulares e sistemáticas. É a única forma de nutrir todo o corpo de Cristo equitativamente.

4. Os membros, especialmente os membros em potencial, devem ser educados sobre a promessa (oferta regular e sistemática) e convidados a adotar o plano, se tornando prometedores. Cartões de Compromisso podem ser usados ao final do processo educacional para propiciar decisões.

5. Ofertas especiais sacrificiais também podem ser solicitadas, mas sempre especificando que elas devem ser dadas além da promessa (oferta regular e sistemática).

Há uma bênção especial prometida àqueles que praticam este plano: “Sempre que o povo de Deus, em qualquer período do mundo, seguiu voluntária e alegremente o plano dEle quanto à doação sistemática e às dádivas e ofertas, verificaram Sua permanente promessa de que todos os seus labores seriam seguidos de prosperidade proporcional à obediência que dispensavam ao que deles requeria.”4

Imagine o que aconteceria se cada membro ao redor do mundo entendesse e praticasse este conceito dado por Deus, dando ofertas toda vez que recebem uma renda ou aumento de Deus. Ellen G. White diz: “Se o plano da doação sistemática fosse adotado por todo indivíduo, sendo plenamente levado avante, haveria constante suprimento no tesouro. A renda fluiria para ele qual constante corrente, sem cessar, provida pelas fontes transbordantes da beneficência.”5

1 - (18 abr 2002, a.m.) Reunião de Primavera da Comissão da Associação Geral https:// documents.adventistarchives.org/Minutes/GCC/GCC2002-04SM.pdf

2 - https://stewardship.adventist.org/commitment-card-promise

3 - Idem.

4 - Ellen G. White, Conselhos sobre Mordomia, p.347.

5 - Ellen G. White, Testemunhos para a Igreja, vol.3, p.389.

 

Marcos F. Bomfim

O pastor Marcos F. Bomfim é diretor do Ministério da Mordomia na Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia, Silver Spring, Maryland, Estados Unidos.