"Eles terminaram a reconstrução do templo conforme a ordem do Deus de Israel e os decretos de Ciro, de Dario e de Artaxerxes, reis da Pérsia. O templo foi concluído" (Esdras 6:14, 15, NVI).

Fontes inesperadas de recursos

O seu ministério precisa de financiamento crítico para realizar sua missão?

O departamento de Oferta Planejada & Serviços de Confiança podem fornecer uma oportunidadeque pode ajudar a garantir que recursos futuros que você desesperadamente precisa estejam disponíveis. A Oferta Planejada envolve a construção de relacionamentos com aquelesque talvez possam fornecer recursos tantoencorajando famílias a criar um plano e compartilhando as necessidades de missão com líderes comunitários que têm recursos. Essa abordagem pode acontecer tanto para membros quanto para não membros da igreja. Serviços de Confiança é o processo pelo qual esses presentes planejados são entregues, para que o valor seja maximizado para a missão.

As Escrituras dão ilustrações amplas de como Deus tem se envolvido intimamente com toda a humanidade. Um exemplo do envolvimento de Deus para o benefício de Sua missão é encontradono livro de Esdras. A Terra Prometida estava deserta e desolada (Jr 25:11). A tribo de Judá estava cativa em Babilônia. Jerusalém e o templo magnífico de Salomão tinham sido destruídos. Como as coisas poderiam ser piores?

Mas Deus tinha um plano que Ele tinha revelado 60 anos depois. Evidenciado por uma profecia dada por meio do profeta Isaías, que nomeou um rei que ainda não havia nascido e iria derrotar o poderoso império babilônico, Israel repatriaria e reconstruiria o templo em Jerusalém (veja Is 44:28 e 45:1-8). De acordo com o plano, Deus indicou o rei Ciro para a tarefa de ajudar Israel, apesar de Ciro nunca se tornar um seguidor do Deus de Israel.

Esse rei pagão fez exatamente o que Deus tinha profetizado por meio de Jeremias (Esdras 1:1-5) e acabou com 70 anos cativeiro de Israel por meio desse presente planejado. Dario e Artaxerxes também seguiram o exemplo e o comando de Ciro para garantir que o templo em Jerusalém fosse terminado (Esdras 6:14, 15).

Isso pode acontecer hoje? Deus ainda está movendo os corações dos "pagãos" para apoiar Sua missão? Não posso mencionar o país onde muitos anos atrás uma escola adventista do sétimo dia tinha perdido um campus para uma ocupação do governo. Depois dessa perda, por meio da generosidade de doadores, um novo campus foi adquirido, e uma novaescola foi construída eventualmente. Os alunos eprofessores desfrutaram desse novo campus por muitos anos. Então em 2016,a escola recebeu um presente muito inesperado de uma autoridade do governo. Na semana anterior a esse presente inesperado, o governo havia tomado uma porção da propriedadede uma igreja de outra denominação para construir um templo pagão. Então quando a comitiva da autoridade do governo pareceu no campus da escola adventista do sétimo dia, o diretor ficou compreensivelmente com medo de perder outra escola para o governo. Ele orou a Deus por sabedoria para responder a qualquer coisa que acontecesse da maneira certa. Depois de pedir para ver o diretor, a autoridade do governo exigiu um tour pelo campus. Depois disso, o general perguntou ao diretor que necessidades a escola tinha. Depois de ouvir várias necessidades urgentes, a autoridade do governo foi ao seu veículo. Surpreendentemente, ele trouxe US$1000 em dinheiro para dar ao diretor e ajudar a financiaras necessidades mais urgentes. Ao sair, o general indicou que traria mais dinheiro no futuro para ajudar a cuidar de algumas das outras necessidades da escola.

Houve alegria na escola naquele dia por causa do poder e obra milagrosos de Deus. Deus ainda trabalha no coração dos "reis", ou daqueles na autoridade em nossa época, e na hora certa fará o mesmo para as necessidades do seu ministério. Apresente-as perante Deus em oração e confie Nele.

A história de Esdras e da reconstrução do templo de Jerusalém é sobre a fidelidade de Deus e Sua habilidade de trabalhar por meio de todas as fontes para fornecer recursos, mesmo com os presentes planejados de reis gentios e pagãos.

Para mais informações você pode entrar em contato com o escritório da sua divisão ou com a Planned Giving & Trust Services na Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia em www.willplan.org.

Dennis R. Carlson

Dennis R. Carlson é o diretor de Planned Giving & Trust Services na Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia, Silver Spring, Maryland.