Minha história começa em 2016, durante meu último ano na universidade. Alguns de vocês devem saber a partir de anedotas ou experiências pessoais como pode ser difícil ser um estudante adventista do sétimo dia em uma universidade onde as outras pessoas não sabem sobre o sábado. Bem, acredite ou não, esse desafio me trouxe onde estou hoje: um missionário servindo na Janela 10/40.

Meu exame final estava programado para um sábado. Fiz tudo o que podia para que mudasse: escrevi cartas, reuni-me com os coordenadores, fui de escritório em escritório. Todos eles recusaram meu pedido, dizendo que, desta vez, eu deveria ser flexível em minhas crenças e que Deus entenderia. Eu sabia que aquele não era apenas o exame final para minha formatura, mas também um teste crítico de minha fé. Naquela manhã de sábado, enquanto estava na igreja, eu implorei a Deus por respostas, mas as respostas não vieram naquele momento. Fiz uma promessa com fé, no entanto, de que eu seria um missionário onde quer que Ele quisesse que eu fosse se Ele permitisse que eu me formasse naquele mesmo ano.

Bem, Ele respondeu a essa oração. Ele sempre responde às orações de uma forma ou de outra. Ele respondeu às minhas preces em Seu tempo! Agora estou aqui, cumprindo minha promessa a Ele. Contactei a autora e ela vai adicionar uma ou duas linhas.

Servindo como missionário

Servi durante dois anos como professor missionário na América Central. Agora estou servindo na União do Oriente Médio e Norte da África (MENA) como um missionário pregando para os estudantes da universidade onde estou matriculado, na tradição dos valdenses na Idade Média que buscavam atividades seculares como um veículo para a pregação do evangelho.

Estar em um país estrangeiro é um desafio. Você tem saudade da sua família, do seu país e dos seus amigos. Você também tem que se adaptar a uma nova cultura, as pessoas, o clima, e assim por diante. A única coisa com que você pode contar é com o amor imutável e inabalável de Deus e com a promessa que Ele fez de estar sempre com você. Com essa perspectiva em mente, as coisas correm bem.

As universidades são campos missionários incríveis. Você conhece pessoas da sua idade, facilmente faz amigos e tem muitas oportunidades de compartilhar sobre Deus com pessoas de mente aberta, curiosas. Há um ano que sirvo a Deus e vejo a mão dele trabalhando em minha vida e na vida de meus amigos.

Quando olho para trás e penso em todos os desafios do sábado que tive na universidade há três anos, entendo por que Deus me permitiu passar por isso. Ele estava simplesmente me preparando para o que estou passando agora. Mais uma vez tenho "problemas" com as aulas e os exames no sábado, mas já não os vejo como desafios, mas sim como oportunidades que Deus está me concedendo para compartilhar minha fé. Várias vezes me perguntaram por que não frequento as aulas no sábado, e sempre acabo compartilhando sobre Deus, Sua criação e a Bíblia.

Durante um ano inteiro, não fui às aulas no sábado, mas ainda assim consegui tirar boas notas. Meus colegas ficaram surpreendidos. Ao agendar os exames anuais, a administração da universidade decidiu realizar dois exames importantes no sábado. A única maneira de mudá-los era todos os meus colegas concordarem em transferi-los para outras datas. Todos concordaram com a mudança de horário só para mim! Até mesmo os administradores ficaram surpresos que os outros estudantes concordaram com a mudança. Todos eles entenderam como é importante para mim guardar o sábado, e eu sei que Deus está plantando algumas sementes aqui e ali. Sou muito grato a Deus por Sua maneira de trabalhar.

Fátima

Minha amiga Fátima (nome fictício) e eu nos conhecemos em dezembro em uma festa de Natal e nos tornamos bons amigos porque nós dois gostamos de cozinhar (e de comer)! Começamos a compartilhar dicas de cozinha e receitas até que um dia ela me convidou para almoçar em sua casa. Tivemos uma conversa sobre nossas crenças e valores, muitos dos quais tínhamos em comum.

            Logo começamos a nos ver socialmente e passamos todo o verão juntos. Hoje faço quase parte da família dela. Eles me convidam todas as semanas para passar tempo com eles, para ir à praia com eles, ou para participar de eventos sociais. Os pais dela conheceram os meus, e agora nossas famílias se conhecem e confiam uma na outra. Mas a parte incrível é como Deus está trabalhando em seu coração.

A primeira vez que fui almoçar na casa de Fátima, começámos a falar de Deus e, especialmente, do sábado. Ela ficou surpresa ao ouvir sobre minhas crenças e sobre como um "cristão" pode ter tantos valores em comum com os muçulmanos.

Enquanto continuávamos conversando, ela decidiu se juntar ao nosso pequeno grupo de pôr do sol numa sexta-feira, principalmente por curiosidade. Ela adorou! Demos-lhe uma Bíblia em árabe e uma Lição da Escola Sabatina para que ela pudesse acompanhar nosso estudo e até mesmo compartilhar seus pensamentos sobre isso. É incrível como ela deixou de ver a Bíblia como algo corrompido por mãos humanas para um livro incrível que quer ler todos os dias. Passou tão rápido de conversas espirituais para estudos bíblicos que eu mesmo fiquei surpreso e não estava pronto para isso. O tempo de Deus nunca é o nosso! Agora, Fátima costuma vir para o pôr do sol de sábado ou para o culto de sábado de manhã.

Essas experiências são apenas algumas das muitas em que vi Deus trabalhando através de mim como um instrumento.

Louvando a Deus!

Quero louvar ao Senhor pelos membros da igreja que fielmente contribuem financeiramente para a missão na MENA. Agradecemos por vocês doarem generosamente para apoiar os valdenses modernos que pregam e vivem o evangelho em ambientes difíceis e desafiadores. É por meio de sua ajuda financeira que podemos trabalhar todos os dias aqui no campo de missão. Por favor, lembre-se de que cada vez que você dá, pode significar uma Bíblia gratuita oferecida, um coração tocado pela Palavra de Deus ou uma nova pessoa entregando sua vida ao Senhor. Suas contribuições monetárias salvam vidas e têm significado eterno.

Mantenha-nos em suas orações.

 

 

Os valdenses