O significado de unidade

É MEU DINHEIRO OU O NOSSO DINHEIRO?

A egradação da relação do casamento em nossa sociedade está se tornando alarmante. Estudos feitos para rastrear a fonte do fracasso no casamento demonstraram que as finanças costumam ser um fator importante. Isso implica que finanças sólidas são importantes para o sucesso de um casamento. É por isso que a comunicação sobre qualquer coisa relacionada ao dinheiro é essencial entre os parceiros do casamento. A falta de cooperação nessa área levará a uma maior probabilidade de fracasso do casamento. Prov. 24:3, 4 nos dá o princípio da comunicação que deveria ser aplicada entre os parceiros casados: “Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida. Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável” (NVI).

Esses dois versos descrevem a progressão ideal que precisa acontecer na vida de um casal. Esta progressão é descrita por estas três virtudes: sabedoria, compreensão e conhecimento. Notamos aqui que esta progressão culmina com a promessa de “riquezas preciosas e agradáveis”. Existe aqui uma alusão direta à prosperidade, ao viver abundante, e até a paz e a estabilidade financeira. O conselho do rei Salomão em Provérbios deveria ser aplicado a todos os aspectos do relacionamento de casado. No entanto, está claro que as três virtudes que ele enfatiza são particularmente cruciais com respeito à gestão financeira. Cada virtude tem um papel particular do qual são gerados esses três princípios:

1. Edificar com sabedoria

2. Estabelecer pela compreensão

3. Ser cheio de riquezas pelo conheciment

Construir com Sabedoria

Tanto o marido como a esposa trarão sua própria maneira de lidar com finanças para o casamento. Desacordo nesse aspecto eventualmente causarão alguma forma de tensão. É por isso que o conselho de Salomão é agir sabiamente. É nesta fase que o bom juízo deveria prevalecer. Antes do casamento, você pode estar satisfeito com a maneira que você gerencia suas finanças pessoais. Mas isso não significa que sua abordagem anterior será ótima dentro do casamento.

Estabelecer pela compreensão

O verbo “estabelecer” destaca a noção de permanência e solidez. É nessa fase que a necessidade de boa comunicação e total transparência financeira entre os dois parceiros se tornam essenciais. Isso é o que levará à boa compreensão. Ambas as partes precisam conversar abertamente sobre dinheiro e ser completamente transparentes e ao mesmo tempo de mente aberta. Esta é a fase quando o casal trabalha com números juntos e chegam a um acordo sobre gestão financeira

Premeiro Passo: Mudar do “meu dinheiro” para “nosso dinheiro”

Idealmente, todas as rendas devem ser postas dentro de um cesto comum. É quando o casal fala do “nosso dinheiro” e não do “meu dinheiro” ou do “seu dinheiro”. Há três cenários possíveis:

Existem três cenários possíveis:

Qualquer que seja o cenário no qual você se encontra, deveria haver um ajuste completo ao fato de que sua renda não é mais o que se encontra na coluna A ou B. Note que em nenhum desses três cenários há uma diminuição de renda do indivíduo. Na maioria dos casos, haverá um aumento, como está indicado na coluna C. A diferença é que ao invés de ser a única pessoa gerenciando o dinheiro, você terá um parceiro com você pra fazer isso. Mas isso também significa que os dois parceiros serão responsáveis um pelo outro.

Segundo Passo: O Pacificador

O próximo passo é decidir como e onde distribuir sua renda. Isso é quando você vai elaborar seu orçamento mensal. Vamos dizer que você se depara as seguintes necessidades para seu orçamento (veja Mordomo Dinâmico, 2º trimestre de 2019).

Para o casal, o orçamento agora terá um papel adicional que ele não tinha para eles como solteiros. O orçamento será o pacificador enquanto ambos os parceiros:

1. Elaboram o orçamento juntos

2. Concordam totalmente sobre a maneira que o dinheiro será distribuído;

3. Se comprometem em seguir estritamente o orçamento;

4. Concordam que qualquer modificação importante deverá ser feita por acordo mútuo;

5. Entendem que o orçamento está sempre certo, uma vez que concordaram sobre ele.

Os casais que têm tido sucesso no seu casamento são aqueles que aplicaram os princípios de relacionamento que levam a harmonia financeira. Quando regras são definidas e limites são estabelecidos, eles ajudam na manutenção do compromisso do casamento e na boa comunicação. Isso vai facilitar a compreensão de que ambos os parceiros têm privilégios e responsabilidadesiguais quando tem a ver com controle das finanças.

Ser cheio de riquezas pelo Conhecimento

Sempre deve haver um acordo mútuo para as decisões tomadas pelo casal. No entanto, os casais podem concordar em tomar inadvertidamente decisões erradas ou mesmo às vezes deliberadamente. Conhecimento é o fator chave que ajuda evitartais situações. Deus, através de seu profeta, diz que “seu povo é destruído por falta de conhecimento” (Oseias 4:6). Ele quer que cada pessoa e todas as pessoas conheçam sua palavra porque, como diz o salmista, “é lâmpada para os meus pés e uma luz para os meus caminhos” (Salm.119:105 NVI). Em qualquer aspecto de nossa vida, a palavra de Deus não deve ser negligenciada e isso é verdade mesmo quando tem a ver com o gerenciamento de nossos recursos financeiros. Recorrer à palavra de Deus é demonstrar completa confiança em Deus. É por isso que em Malaquias 3:10 Deus diz:

“Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova”, diz o SENHOR dos Exércitos, “e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos ue nem terão onde guardá-las”.

Deus promete paz financeira aos que o colocam em primeiro lugar (veja Mordomo Dinâmico, 2019). Mas, muitas vezes, a realização da promessa de Deus é dificultada pela falta de bons comportamentos financeiros, que podem ser o resultado da falta de conhecimento. Casais que estão almejando um casamento bem sucedido devem buscar conhecimento financeiro com o objetivo de se tornar financeiramente alfabetizados para ter boa compreensão nas seguintes áreas:

a. Criar e seguir um orçamento e a importância de poupar (veja Mordomo Dinâmico, 1º e 2º trimestre de 2019).

b. O correto uso do cartão de crédito e entender as taxas de juros (veja Dynamic Steward, 3º trimestre de 2019).

c. Livrar-se das dívidas.

d. Investir e poupar para a aposentad

O conhecimento da palavra de Deus e de suas promessas deveriam nos motivar a adquirir conhecimento sobre princípios financeiros, tanto antes como durante o casamento. Salomão não poderia ter colocado isso mais claro quando ele diz que “pelo conhecimento as câmaras se enchem com toda riqueza preciosa e agradável”.

 

Murvin Camatchee

Murvin Camatchee, MBA, MDiv, é nativo da República de Mauricio. Atualmente, ele é o pastor principal das igrejas adventistas de College Drive e The Ridge, na Associação dos Estados do Golfo, Estados Unidos. Antes de vir para os Estados Unidos, Murvin era o tesoureiro e secretário executivo da Associação das Ilhas Maurício..